Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para Presidente no Piauí

O levantamento foi realizado de 10 a 14 de agosto em 90 municípios piauienses. A amostra tem nível de confiança de 95%.

Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para Presidente no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera isolado a pesquisa de intenção de voto estimulada no Piauí somando 73,95% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos. O cenário mostra o amplo favoritismo do petista no Estado, que historicamente tem dado vantagem aos pleiteantes do partido na eleição presidencial.

O atual presidente da República e candidato à reeeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo com 18,65%. O candidato Ciro Gomes (PDT) registra 5,3% das intenções de votos válidos.

Leia Mais

Pesquisa Amostragem mostra a intenção de voto para presidente no Piauí (Foto: Reprodução)Simone Tebet (MDB) tem 0,86%. Roberto Jefferson (PTB) conta com 0,43%. O candidato Pablo Marçal (PROS) tem 0,27%. Felipe D'Ávila (Novo) e Sofia Manzano (PCB) têm 0,16% cada.

Os candidatos Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Soraya Thronicke (UB) somam, cada, 0,05%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.

Na espontânea, o ex-presidente chega a 61,9%

No recorte espontâneo, ou seja, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos a Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 61,9% das intenções de voto; na sequência, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, soma 16,45%.

Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que soma 2,4%; já a candidata Simone Tebet (MDB) foi citada por 0,25%. O ex-candidato André Janones (Avante) foi mencionado por 0,1%, mesmo índice de Luiz Felipe D'Ávila (Novo) e do ex-governador Wellington Dias (PT), que não concorre à Presidência e sim, ao Senado.

Geraldo Alckmin e Valdeci foram citados por 0,05% cada. Os entrevistados que não sabem/não opinam chegam a 16,05%; os que indicaram que não votam em nenhum ou em ninguém somam 1,85%. Branco ou nulo registra 0,70%.

Na estimulada, Lula lidera com 68,40%; Bolsonaro tem 17,25%

O pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 68,4% de intenção de voto estimulada na pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, soma 17,25%. Em terceiro lugar está o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) com 4,90%.

Simone Tebet (MDB) soma 0,8%; Roberto Jefferson (PTB) aparece na sequência, com 0,4%. O candidato do PROS, Pablo Marçal soma 0,25%.

Registraram 0,15% cada, os candidatos Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Sofia Manzano (PCB). Por sua vez, os candidatos Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP) e Soraya Thronicke tiveram 0,05% cada.

Os eleitores que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos a presidente somam 3%. Brancos e nulos são 0,7% e indecisos 3,8%.

69,25% votariam em indicado pelo petista

A pesquisa do Instituto Amostragem mostra ainda o potencial de transferência de voto dos pré-candidatos à Presidência para os pleiteantes ao Governo do Estado na próxima eleição.

Em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao pleito, 69,25% apontaram que votariam em um candidato ao Governo indicado por Lula, enquanto 25,35% não votariam, 2,75% não souberam ou não opinaram. Outros 2,65% apontaram que são indiferentes.

No levantamento, 71,35% apontam que não votariam em um candidato indicado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 23,15% apontaram que votariam, enquanto 2,45% não souberam ou não opinaram. Outros 3,05% apontaram que são indiferentes.

SENADO: Wellington tem 69,94% e Joel 16,45%

 Wellington e Joel são os mais bem colocados (Foto: Reprodução)

O candidato a senador Wellington Dias (PT) lidera com folga pesquisa de intenção de voto estimulada no Piauí realizada pelo Instituto Amostragem somando 69,94% nos válidos, ou seja, quando exclui os brancos/nulos e aqueles que não sabem ou não responderam.

Em segundo lugar aparece o candidato Joel Rodrigues (Progressistas) com 16,43%. O candidato Fábio Sérvio (Podemos) vem em seguida com 4,25%.

A professora Albetiza Moreira (PCO) tem 1,39% e Don Lotti (Patriota) soma 0,91% dos válidos.

ESTIMULADA - Quando se consideram os brancos/nulos e os entrevistados que não souberam opinar ou preferiram não responder, o ex-governador Wellington Dias (PT) lidera com 50,0%; o candidato do Progressistas Joel Rodrigues aparece na sequência com 11,8%.

Em terceiro lugar no levantamento está o candidato Fábio Sérvio (Podemos), com 3,05%; seguido por Dr. George (PSOL), com 2,45%. Gervásio Santos (PSTU) tem 1,45%; Ajosé Fontenele (PMN) soma 1,4% na estimulada e Albetiza Moreira (PCO) registrou 1,0%; o candidato do Patriota, Don Lotti registra 0,65%.

Os eleitores entrevistados que não souberam ou não opinaram chegam a marca de 11,3%; os que indicaram nenhum/ninguém somam 14,15% e aqueles que sinalizaram a intenção de votar nulo ou branco somam 2,75%.

Prefeitos e vereadores não têm grande transferência

Em meio a 'briga' por adesões no Piauí, o levantamento do Instituto Amostragem também mensurou o potencial de transferência de voto dos prefeitos para governador e presidente da República.

No caso do potencial de transferência para governador, 51,05% apontaram que votariam em um candidato indicado pelo líder do município; 40,1% sinalizaram que não votariam; 5,15% pontuaram que são indiferentes. Outros 3,7% não souberam ou não opinaram sobre o questionamento.

No que se relaciona ao potencial de transferência do prefeito para presidente, 43,65% apontam que votariam em um candidato indicado pelo prefeito; 44,05% sinalizaram que não votariam; 7,65% indicaram que são indiferentes. Outros 4,65% não souberam ou não opinaram sobre o questionamento.

No que se refere a influência dos vereadores sobre voto para governador, 55,35% dos eleitores apontaram que eles não têm nenhuma influência; 23,45% sinalizaram que os parlamentares possuem pouca influência; 11,95% indicaram que têm muita influência e 5,85% sinalizaram que é indiferente. Outros 3,4% não souberam ou não opinaram.

Em relação a influência dos vereadores sobre voto para presidente, 55,3% dos eleitores apontaram que eles não têm nenhuma influência; 23,95% sinalizaram que os parlamentares possuem pouca influência; 11,95% indicaram que têm muita influência e 6% sinalizaram que é indiferente. Outros 3,8% não souberam ou não opinaram.

FICHA TÉCNICA

A pesquisa do Instituto Amostragem foi realizada com 2.000 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais residentes e com domicílio eleitoral nos 90 municípios pesquisados no Piauí. O levantamento foi realizado de 10 a 14 de agosto. A amostra tem nível de confiança de 95% e permite margem de erro de até 2,19%.

O registro para o cargo de presidente é BR-08298/2022 e para os cargos de governador e senador é PI-09299/2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES