Karla Berger e Merlong Solano discutem violência contra mulher e saúde

Candidatos abriram a semana de debates no programa Bom Dia Meio Norte.

Debate com Karla Bérger e Merlong Solano | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rede Meio Norte abriu a semana de debates com deputados federais com as presenças dos candidatos Karla Berger (Republicanos) e Merlong Solano (PT). A mediação foi feita pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, com apoio jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

O deputado Merlong Solano que disputa a eleição considera o debate um instrumento importante para falar ao eleitor e falou de suas pautas, como o fortalecimento da saúde e da agricultura familiar.

Ieldyson comanda debate com candidatos a deputado federal (Raissa Morais)

No âmbito nacional, ele defende o retorno do ex-presidente Lula como um político capaz de dialogar com a sociedade e tratar dos vários problemas enfrentados no Brasil. No estado, Merlong aposta no projeto implantado pelo ex-governador Wellington Dias que impôs ao Piauí um modelo de gestão em que o pagamento da folha deixou de ser manchete dos noticiários e que agora tem a sequência o nome de Rafael Fonteles.

Em sua primeira campanha eleitoral, Karla Berger foi titular da Secretaria da Mulher de Teresina e está numa expectativa muito grande. "Sou mulher, passei pela violência doméstica e sei exatamente o que cada mulher sofre", disse, declarando que o número de feminicídio cresce a cada dia e a pandemia trouxe essa pauta à tona. "Acredito que essa seja uma missão de vida. Estou na luta e luto por uma política de liberdade e fazer um mandato diferenciado, quero propor e fiscalizar as leis", disse.

Karla Berger, do Republicanos (Raissa Morais)

Karla Berger

A jornalista já foi titular da Secretaria Municipal da Mulher e trouxe como sua principal bandeira a questão de gênero e disse que a mulher vive uma situação difícil no País, com o aumento do número de feminicídio e defendeu, inclusive, que leis como a Maria da Penha façam parte da grande de disciplina do currículo escolar. "É preciso levar a pauta de gênero para as salas de aula", disse.

Questionada sobre educação, Karla destaca a importância de ampliar a quantidade de escolas de tempo integral, mas sobretudo, enfatizou a necessidade de valorizar o profissional da educação. "Como deputada irei propor melhoria salarial e a valorização profissional do educador, pois é ele que ensina e forma crianças e jovens", disse, declarando que em sua experiência como gestora percebeu que a juventude não tem amparo para conseguir autonomia financeira através do trabalho.

A candidata também falou da saúde no Piauí e apontou a necessidade de descentralização dos serviços de saúde para atender a população em tempo hábil onde o paciente mora e também evitar a transferência para Teresina.

Outra pauta discutida no debate foi a agricultura familiar e a candidata garantiu que terá um olhar especial para o agricultor rural e defendeu, inclusive, a garantia de protetor solar para os trabalhadores na agricultura, pois é alta a incidência de câncer de pelo entre os agricultores.

"Temos um estado rico e com potencial já demonstrado na agricultura, mas faltam assistência, crédito e oportunidades para o agricultor familiar", declarou, ressaltando que este é um setor com a presença de muitas mulheres.

Merlong Solano, do PT (Raissa Morais)Merlong Solano (PT)

Ao ser questionado sobre as políticas públicas para as mulheres, o deputado federal Merlong Solano, que busca a reeleição, diz que a questão de gênero é uma pauta importante e uma questão cultural do País, que vem de um patriarcado forte e autoritário e hoje os casos de agressão às mulheres são diários. "Acho necessário o rompimento dessa cultura de intolerância e que sejam adotadas políticas de valorização das mulheres", disse, destacando que o ex-presidente Lula e o ex-governador Wellington iniciaram a implantação dessas políticas de valorização da mulher. "O PT proporcionou a maior ascensão das mulheres em comandos, a governadora Regina Sousa já presidiu o partido e o sindicato".

Na pauta de educação, Merlong Solano destacou a valorização do profissional e lembrou que em 2008, o ex-presidente Lula estabeleceu o piso nacional do magistério. Ele defendeu a ampliação das escolas de tempo integral, com ambiente mais confortável e uma educação que integra cultura e esporte para a juventude.

Segundo o deputado, a juventude no Brasil vive um grande desafio na busca do primeiro emprego e reforçou a educação como fator primordial de qualificação e preparação para o mercado. "Muitos jovens não conseguem continuar seus estudos e outros concluem, mas não são incluídos no mercado. "É preciso a retomada do crescimento da economia em setores que ferem emprego e a possibilidade de ascensão", disse o deputado, destacando também a necessidade de segurança jurídica no trabalho.

Na saúde, o deputado destacou a descentralização dos serviços de média e alta complexidade que já começou a ser feita no Piauí com serviços de neurologia e atendimento de média e alta complexidade em Esperantina, Parnaíba, Piripiri, Floriano, Picos e outras cidades. Ele defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que segundo ele, na pandemia foi o socorro dos brasileiros na hora da emergência e urgência. "É fundamental o fortalecimento do SUS e atualização da tabela". O deputado aproveitou ainda para convocar os pais para vacinar os filhos contra poliomielite, pois o Brasil está abaixo da meta de cobertura vacinal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES