MPT Piauí registrou 41 denúncias de assédio eleitoral até o dia da eleição

Em todo o Brasil, foram 2.544 casos registrados, a maioria nas regiões Sudeste e Sul.

t | t
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Trabalho no Piauí registrou 41 denúncias de assédio eleitoral no ambiente de trabalho até às 17 horas deste domingo. O balanço foi divulgado pelo órgão logo após a finalização da votação. Em todo o Brasil, foram 2.544 casos registrados, a maioria nas regiões Sudeste e Sul. Nas eleições gerais de 2018, foram registradas 212 denúncias em todo o país, mas nenhum caso foi contabilizado no Estado.

De acordo com o procurador-chefe substituto do MPT-PI, Carlos Henrique Pereira Leite, o principal objetivo do órgão foi atuar para que o trabalhador tivesse direito ao voto, livre e consciente. Para isso, ressaltou ele, o MPT trabalhou em regime de plantão durante o sábado e o domingo para receber as denúncias. “Durante o plantão, recebemos denúncias de coação e, inclusive, de tentativa de inviabilizar a presença do trabalhador em seu local de votação. Atuamos, em parceria com as instituições, como a Polícia Federal, Civil e Militar, para garantir que o trabalhador pudesse exercer sua cidadania nas urnas”, pontuou.

MPT Piauí registrou 41 denúncias de assédio eleitoral até o dia da eleição  (Foto: Divulgação)

Durante o plantão eleitoral, o MPT chegou a receber denúncias de que fazendeiros estariam dificultando a saída dos trabalhadores para que eles pudessem se deslocar para votar. Uma recomendação foi expedida ainda no sábado a Federação da Agricultura e Pecuária para que notificasse seus associados para que garantissem o direito do trabalhador a comparecer no seu local de votação em tempo hábil para votar. O MPT também recebeu denúncias de que uma rede de supermercado estava ameaçando desconto de pagamento dos trabalhadores que se ausentarem para irem votar e ainda de uma escola que começou a enviar mensagens em grupos de trabalhadores induzindo os mesmos a votarem no candidato indicado.

Apesar do fim do processo eleitoral, o Procurador ressaltou que o MPT-PI continuará recebendo denúncias de violação do direito ao voto do trabalhador. “É importante destacar que continuaremos recebendo as denúncias, inclusive relacionadas a episódios ocorridos no primeiro turno. Todas as denúncias serão investigadas e é importante que o trabalhador se municie do máximo de provas possíveis ao fazer a denúncias. Assim, teremos condições de dar respostas em tempo mais célere”, justifica.

Carlos Henrique Leite explicou ainda que as investigações trabalhistas permanecem, sem prejuízo à eventuais apurações por crimes civis e eleitorais. “Muitos dos ilícitos, além da esfera trabalhista, serão apurados na esfera criminal e eleitoral, pelos órgãos competentes. No âmbito do MPT, expedimos recomendações, firmamos Termos de Ajuste de Condutas e ingressamos com ações judiciais. Garantir a liberdade de voto do trabalhar é garantir a democracia”, finalizou.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES