Pesquisa aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro em São Paulo

A diferença é que Lula se manteve estável, com 37% dos votos; enquanto Bolsonaro cresceu três pontos de julho para cá, de 32% das intenções de voto para 35%.

Empate técnico entre candidatos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em relação à corrida presidencial, a pesquisa Genial/Quaest aponta que se mantém o empate entre o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o presidente Bolsonaro, com diferença de apenas dois pontos percentuais entre os dois, dentro da margem de erro, de 2,4 pontos percentuais. A diferença é que Lula se manteve estável, com 37% dos votos; enquanto Bolsonaro cresceu três pontos de julho para cá, de 32% das intenções de voto para 35%.

Lula e Bolsonaro estão empatados tecnicamente em São Paulo (Divulgação)

Se a eleição fosse hoje, Ciro Gomes (PDT) teria 7% dos votos, Simone Tebet (MDB), 3%, Vera Lúcia (PCO) e Luiz Felipe d´Ávila (Novo), 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Eleitores que votarão em branco, nulo ou não pretendem votar somam 9%, enquanto 6% permanecem indecisos.

Lula tem a preferência entre as mulheres (40% a 30%), proporção que se inverte no eleitorado masculino (40% a 34%). Por faixa etária, eleitores de 16 a 24 anos preferem o ex-presidente (43% a 22%). A preferência dos que têm mais de 60 anos é favorável a Bolsonaro (38% a 35%). Por faixa de renda, Lula tem vantagem entre os que ganham até dois salários mínimos (45% a 28%) e Bolsonaro, entre os eleitores com renda superior a cinco salários mínimos (41% a 32%).

No segundo turno, Lula tem 44% dos votos, contra 40% de Bolsonaro. Eleitores de Ciro (38%) e Simone Tebet (30%) tendem a votar no ex-presidente. A avaliação negativa do governo Bolsonaro vem caindo gradualmente desde março: era de 53% e chegou a 43% na pesquisa atual. A maioria dos eleitores (67%) afirma não ter identificação com nenhum partido.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas entre os dias 5 e 8 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado de São Paulo. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.

Sobre a Genial Investimentos

A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui hoje mais de R$ 150 bilhões de ativos sob custódia, 700 mil clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.

Sobre a Quaest

A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Com seis anos de experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais, reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o criador do Índice de Popularidade Digital (IPD).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES