Pesquisa Genial/Quaest: Fernando Haddad mantém a liderança em São Paulo

Se o primeiro turno fosse hoje, Tarcísio e Garcia ficariam empatados, com 14% dos votos.

Haddad e Tarcífio Freitas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddadmantém a liderança na corrida eleitoral, com 34% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest. O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) têm 14% dos votos, seguidos por Elvis Cezar (PDT), 2%, Vinicius Poit (Novo), 1%, Gabriel Colombo (PCB), 1% e Edson Dorta (PSTU), 1%. Eleitores que votam branco ou nulo, ou não pretendem votar somam 19%, enquanto 13% permanecem indecisos.

Para o Senado, Márcio França (PSB) confirmou o acerto de sua opção por abrir mão da candidatura ao governo, com 29% das intenções de voto e larga vantagem sobre o ex-ministro Marcos Pontes (PL).

Haddad e ex-ministro Tarcísio disputam governo de São Paulo (Divulgação)

Perfil

Ao avaliar os números por sexo, idade e escolaridade, a sondagem constatou que as maiores vantagens de Haddad aparecem entre as mulheres (36% a 13%), na faixa entre 16 e 24 anos (41% a 9%), e entre os eleitores que completaram até o Ensino Fundamental (38% a 8%). 

Entre os que ganham até dois salários mínimos, Haddad teria 37% dos votos contra 13% de Tarcísio. Na simulação de segundo turno, o candidato do PT teria 44% dos votos contra Tarcísio e 32% contra Garcia. A escolha do governador é definitiva para 62% dos eleitores.

A pesquisa também quis medir o peso da ligação do candidato com o ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro. Resultado: 40% preferem alguém sem ligação com nenhum dos dois, enquanto os que preferem um candidato ligado a Lula são 28%, contra 27% de Bolsonaro. De modo geral, no entanto, o apoio dos dois líderes da corrida presidencial tem pouca influência na intenção de voto: 44% dizem que o apoio de Lula não é importante, assim como 46% sobre o apoio de Bolsonaro. O apoio do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin não interfere no voto de 47% dos eleitores.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas entre os dias 5 e 8 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado de São Paulo. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.

Sobre a Genial Investimentos

A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui hoje mais de R$ 150 bilhões de ativos sob custódia, 700 mil clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.

Sobre a Quaest

A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Com seis anos de experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais, reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o criador do Índice de Popularidade Digital (IPD).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES