Florentino Neto dialoga com CNM e APPM sobre perda financeira de municípios

O deputado pontuou a perda financeira que sete municípios piauienses terão com a redução de coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Florentino Neto rever perda financeira de municípios com CNM e APPM | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal eleito, Florentino Neto (PT), se reuniu na quarta-feira (4), em Brasília, com a direção do Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e nesta quinta-feira (5), em Teresina, com a direção da Associação Piauiense de Municípios (APPM), para tratar sobre a perda financeira que sete municípios piauienses terão com a redução de coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até a divulgação de novo Censo Demográfico. A decisão é do Tribunal de Contas da União (TCU).

Aqui no estado serão afetados pela decisão e terão perdas financeiras os municípios de Alto Longá, Beneditinos, Cabeceiras, Elesbão Veloso, Itaueiras, Palmeirais e Parnaguá. O deputado defende que os municípios mantenham suas receitas no patamar atual até a conclusão do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Florentino Neto rever perda financeira de municípios com CNM e APPM (Foto: Divulgação)“Na minha visão os 10 municípios que terão ganhos financeiros devem ser beneficiados. No entanto, os sete municípios que estão sujeitos a prejuízos eu defendi que permaneçam no índice atual até que o Censo seja concluído, pois não pode haver prejuízo sem a conclusão definitiva do Censo, isto é o que diz a Lei Complementar 165/2019”, afirma Florentino Neto. 

De acordo com ele, a decisão afeta negativamente 702 municípios brasileiros, que terão perdas de cerca de R$ 3 bilhões, segundo estimativa de uma publicação do Tesouro sobre a previsão do FPM para 2023. “ A redução nos repasses do fundo provoca desequilíbrio nas contas dos municípios afetando desde o pagamento de salários até a prestação de serviços públicos essenciais para a população” relata. 

Florentino Neto rever perda financeira de municípios com CNM e APPM (Foto: Divulgação)Florentino destaca ainda que os municípios pequenos dependem quase exclusivamente do FPM e que, com a diminuição dos repasses, o planejamento de gastos nas prefeituras fica comprometido. “ Estamos preocupados com essa situação e estaremos ao lado da CNM e da APPM na busca de uma solução para esse problema”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES