Lula diz que vai 'continuar batendo' no BC para reduzir taxa de juros

A taxa Selic atualmente é de 13,75% ao ano

Presidente Lula | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista ao site "Brasil 247", nesta terça-feira (21), que vai continuar pressionando o Banco Central para reduzir a taxa Selic, que atualmente é de 13,75% ao ano.

Presidente Lula diz que vai continuar pressionando o Banco Central Foto:  Ricardo Stuckert/PR 

"Eu vou continuar batendo, eu vou continuar tentando brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros, para que a economia possa ter investimento", disse.

Leia Mais

"Uma coisa que eu acho absurda é a taxa de juros estar a 13,75%, num momento em que a gente tem o juro mais alto do mundo, num momento em que não existe uma crise de demanda, não existe excesso de demanda", acrescentou. 

A declaração de Lula acontece no dia em que tem início a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para definir a taxa Selic. A reunião do grupo, para determinar o índice, costuma acontecer a cada 45 dias. 

O último encontro do Comitê, o primeiro realizado no 3º mandato de Lula, ocorreu em 1º de fevereiro e foi mantida a mesma taxa, pela quinta vez consecutiva. É o maior patamar desde novembro de 2016, quando o índice estava em 14% ao ano.

Críticas ao BC

 Lula novamente fez críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ele ressaltou que não considera importante a autonomia do BC.

"A gente só vai poder mudar o [presidente do] Banco Central daqui dois anos, porque ele tem autonomia. Eu, sinceramente, nunca me importei com a autonomia do Banco Central. Eu nunca achei que era importante. Eu não sei porque as pessoas acham que é importante autonomia."

"Eu sinceramente acho que o presidente do Banco Central não tem compromisso com a lei que foi aprovada de autonomia do Banco Central. A lei diz que é preciso cuidar da responsabilidade da política monetária, mas é preciso cuidar da inflação também, é preciso cuidar do crescimento do emprego, coisa que ele não se importa", continuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES