Lula se reúne com Chefes de Estado em Brasília: “De volta ao mapa do mundo”

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (2), às 9h30, no Palácio do Itamaraty. Não foram divulgadas ainda informações sobre a conversa.

Lula se reúne com o rei da Espanha e com Chefes de Estado em Brasília | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá, ao longo desta segunda-feira (02), reuniões bilaterais com 15 chefes de Estado que vieram a Brasília para participar das cerimônias de posse do petista no domingo (1º). Em seu primeiro dia útil de governo com uma conversa com o Rei Felipe VI, da Espanha. 

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (2), às 9h30, no Palácio do Itamaraty. Não foram divulgadas ainda informações sobre a conversa.

Logo após o encontro, Lula ainda recebeu os cumprimentos do presidente da Bolívia, Lucho Arce. Segundo a nota divulgada pele presidente, os dois países estão retomando o diálogo e as boas relações. "Recebi os cumprimentos do presidente da Bolívia. Estamos retomando o diálogo e as boas relações com os países vizinhos, que havíamos construído nos nossos governos. O Brasil está de volta ao mapa do mundo", comentou.

As reuniões acontecem desde as 9h30 na sede do Ministério das Relações Exteriores. O local fica localizado a poucos metros do Palácio do Planalto. Encontros diplomáticos compõem toda a agenda do presidente Lula hoje, com exceção do velório de Pelé, que acontece em São Paulo, para onde petista deve se dirigir ainda nesta segunda.

De acordo com informações do Itamaraty, a posse deste domingo registrou o maior número de delegações estrangeiras da história, superando, inclusive, eventos como as Olimpíadas 2016 no Rio. Junto com o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalóm Lula firma compromisso de fortalecer as relações com o continente africano.

"Encontro com o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, em que reafirmei o compromisso em fortalecer as relações com o continente africano", comenta Lula.

Durante a manhã desta segunda-feira (02), Lula comemorou junto com o presidente argentino, Alberto Fernández, a vitória na Copa do Mundo e ainda ressaltou a importância do diálogo e amizade entre o Brasil e a Argentina. "Recebi o companheiro presidente da Argentina, @alferdezok , que me cumprimentou pela posse e pude parabenizá-lo pela vitória na Copa do Mundo. Retomamos o diálogo e a amizade com nosso maior vizinho, um dos principais parceiros do Brasil no mundo", diz a publicação.

Confira abaixo a lista dos chefes de Estado — ou representantes de alto escalão — que Lula encontra ainda hoje:

  • 9h30: Rei Felipe VI da Espanha
  • 10h: Presidente da Bolívia, Luis Arce
  • 10h30: Presidente da Argentina, Alberto Fernández
  • 11h: Presidente do Equador, Guillermo Lasso
  • 11h30: Presidente do Chile, Gabriel Boric
  • 12h: Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza
  • 12h30: Presidente da Colômbia, Gustavo Petro
  • 13h: Presidente de Honduras, Iris Xiomara Castro Sarmiento
  • 14h30: Vice-presidente da China, Wang Qishan
  • 15h: Presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço
  • 15h30: Primeiro-ministro da República do Mali, Choguel Kokalla Maiga
  • 16h: Presidente do Timor-Leste, José Ramos-Horta
  • 16h30: Vice-presidente da República de Cuba, Salvador Antonio Valdés Mesa
  • 17h: Presidente do Conselho de Ministros do Peru, Luis Alberto Otárola Penaranda
  • 17h30: Presidente da Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela, Jorge Rodrigues

POSSE

Forte esquema de segurança, reuniões bilaterais e uma recepção no Itamaraty marcaram a reabertura do Brasil ao mundo no domingo, primeiro dia do ano. A posse de Lula contou com 18 chefes de Estado e 54 delegações internacionais, além dos ex-presidentes uruguaio José Pepe Mujica e boliviano Evo Morales.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES