Ministro Wellington Dias diz que houve negligência com o povo Yanomami

Ministro concedeu entrevista à Rede Meio Norte nesta segunda-feira (30)

Ministro Wellington Dias | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou nesta segunda-feira, 30, em entrevista à Rede Meio Norte, que o pagamento do Bolsa Família com a inclusão de R$ 150,00 para crianças de até 6 anos começa no mês de março.

Na entrevista, ele fez um balanço das ações do ministério com os Yanomamis e falou da fome e do quadro de desnutrição que encontrou na comunidade. 

Dias denunciou o desmanche de políticas públicas que resultou na falta de profissionais de saúde, falta de medicamentos, água potável e disse que a falta de atenção aos yanomami não é de agora, mas vem ocorrendo ao longo dos anos e citou, inclusive, que há fortes indícios de água contaminada pela presença de mercúrio na água.

O ministro destacou o diálogo que tem com o governador de Roraima e prefeitos de cidades próximas à reserva indígena e esclareceu que há uma série de ações que estão sendo desencadeadas, como a retomada das aulas, foi aberto hospital de campanha, como também edital para contratar médicos e enfermeiros e como medida emergencial, a entrega de alimentos. 

A situação na tribo é crítica, no entanto, o ministro Wellington Dias, falou que prefere não fazer pré-julgamento e responsabilizar quem quer seja.

"Aprendi a não pré-julgar, mas há fortes indícios (responsabilidade do governo Bolsonaro na crise dos yanomamis). A parte da água por exemplo, contaminada. A a situação em relação a toda a desassistência foi programada?".

Wellington ainda aborda que o ministério continua fortalecendo ações de assistência social para auxiliar na causa dos yanomamis. Trabalhos em saúde, alimentação, além da investigação para coibir a mineração ilegal na região estão sendo estabelecidas.

Ele afirmou que o MDS atua de forma integrada com outros ministérios e diz que o programa Bolsa Família abre cadastramento em fevereiro e esclareceu que já há cadastro de pessoas que tinham direito e estavam fora do programa.

Wellington Dias destacou a integração do MDS com os ministérios do Esporte, da Fazenda, do Planejamento, da Indústria e Comércio, Cultura, Desenvolvimento Agrário e a meta é trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. 

No Piauí, o ministro disse que tem tratado com o Governo Estadual, com as prefeituras municipais, com a Associação de Prefeitos do Piauí (APPM), vereadores para uma atuação conjunta, com projetos que atendam a demanda de cada região.

“O MDS é âncora  e sua meta é investir nas pessoas, na educação para garantir uma profissão, dar a mão e atender as necessidades básicas, plano de vida com a família”, disse o ministro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES