Moraes determina volta imediata de Ibaneis Rocha ao governo do DF

O afastamento havia sido determinado pelo próprio Moraes, em janeiro. O ministro entendeu que Ibaneis deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF no dia 8 daquele mês.

Moraes determina volta imediata de Ibaneis Rocha ao governo do DF | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou nesta quarta-feira (15) o afastamento do governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal. Com isso, de acordo com a decisão, Ibaneis volta a exercer imediatamente o mandato.

O afastamento havia sido determinado pelo próprio Moraes, em janeiro. O ministro entendeu que Ibaneis deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF no dia 8 daquele mês, quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da República. Inicialmente, o afastamento valeria por 90 dias.

Moraes determina volta imediata de Ibaneis Rocha ao governo do DF | Foto: Marcelo Ferreira/CB"Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal", escreveu Moraes.

De acordo com o ministro, as investigações sobre supostas omissões na segurança pública do DF continuam. E Ibaneis poderá voltar a ser afastado, se for necessário.

Leia Mais

"Observe-se, ainda, que o presente inquérito seguirá seu curso regular, com a realização das diligências necessárias pela Polícia Federal para a conclusão do feito e envio à Procuradoria Geral da República e [...] a medida cautelar poderá, de ofício ou a pedido das partes, voltar a ser decretada, se sobrevierem razões que a justifiquem", completou o ministro.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), disse que ela e Ibaneis Rocha (MDB) estão juntos “e mais forte ainda”, após a decisão. 

“Hoje, o ministro Alexandre de Moraes autorizou o retorno do nosso governador Ibaneis imediatamente ao Governo do Distrito Federal. Foram dias difíceis aqui, mas toda equipe unida aguardando o retorno do nosso governador. E nós queremos comunicar a grande vitória a todos vocês que votaram nesse projeto Ibaneis-Celina. Estamos juntos, mais fortes ainda e unidos para dar resposta de todas as áreas que a população do DF tanto demanda”, afirmou Celina, em vídeo gravado logo após a divulgação da decisão de Moraes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES