Orçamento 2023 será modesto e deve chegar a R$ 16 bilhões, diz Regina Sousa

Governadora falou nesta segunda-feira sobre piso da Enfermagem e diz que Legislativo não deve criar despesa para Executivo.

Governadora Regina Sousa | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa afirmou nesta segunda-feira, 26, que o Legislativo aprovou a lei do piso da Enfermagem, mas não definiu a fonte e afirmou que quando estava no Senado, toda lei aprovada que implicava despesa para outros entes, era necessário garantir de onde sairia o recurso para bancar essa despesa.

"Fizeram essa lei para agradar as enfermeiras, sem citar a fonte e não é só o Piauí, mas todos os estados não têm orçamento. Mas se houver uma complementação por parte do Governo Federal, a lei é para ser cumprida", explicou.

A governadora falou ainda sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2023 e disse que está chamando os Poderes e órgãos. "Nesta semana vamos marcar as audiências públicas. A Secretaria de Planejamento convida os órgãos para discutir internamente, tentar adequar o que cada órgão tem e o que pretende fazer, pois há uma queda no orçamento", disse.

Governadora Regina Sousa fala sobre previsão de orçamento (Gabriel Paulino)

Segundo a governadora, em anos anteriores, eram previstos normalmente um cálculo de crescimento entre 10% a 12% e para o ano que vem, conforme avaliação de todos os analistas, não vai crescer 5%. "Sem modesto, o orçamento de 2023 será cerca de R$ 16 bilhões", comenta.

Política

A governadora Regina Sousa disse não fazer parte da coordenação da campanha de Rafael Fonteles ao Governo, pois tem a Gestão de Governo que é essencial. Mas quando fora do trabalho, quando possível, participa e contou que no domingo fez parte da maior carreata que o município de União já viu.

Ela garantiu que tem muitos atividades no Governo, precisa trabalhar bem a gestão e afirmou que nesta última semana, acredita que a coordenação planeja e pensa sobre o que tem a fazer e acertar o que pode ser feito.

Questionada sobre a postura do candidato a presidente Ciro Gomes, Regina Sousa disse que é uma pessoa inteligente, mas acha que debandou. "Ele foi ministro de Lula e de Dilma e, de repente, se tornou essa pessoa violenta verbalmente, de certa forma, colaborando com Jair Bolsonaro, que também é violento", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES