Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Rodrigo Pacheco concorreu à reeleição com apoio de Lula e enfrentou Rogério Marinho, aliado de Bolsonaro. Ele comandará o Senado até 2025

Rodrigo Pacheco | Marcos Brandão/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por 49 votos a 32, Rodrigo Pacheco foi reeleito presidente do Senado, em votação secreta, na noite desta quarta-feira (1º).  O resultado foi definido em primeiro turno e ele comandará a Casa pelos próximos anos.

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado Foto:  Jefferson Rudy/Agência Senado

Após o resultado, Pacheco fez um discurso em que lembrou os atos golpistas contra as sedes dos três Poderes, em Brasília, e afirmou que a "polarização tóxica precisa ser erradicada" no país.  

"Pacificação não significa se calar diante de atos golpistas. Pacificação é buscar cooperação. Pacificação é lutar pela verdade. Pacificação é abandonar o discurso de nós contra eles e entender que o Brasil é imenso e diverso, mas é um só. O Brasil é um só", afirmou o presidente do Senado e do Congresso. 

"A polarização tóxica precisa ser erradicada de nosso país. Acontecimentos como os ocorridos neste Congresso Nacional e na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 não podem e não vão se repetir", disse.

Ao concluir sua fala depois da eleição, o senador disse: 

"A democracia está de pé pelo trabalho de quem se dispôs ao diálogo e não ao confronto. E continuaremos de pé, defendendo e honrando nossa nação".

 O senador do PSD concorreu à reeleição com apoio de Lula e enfrentou Rogério Marinho, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.  Em 2021, Pacheco recebeu mais votos favoráveis, 57. O número mínimo de votos é 41.

Wellington Dias e outros senadores comemoram vitória de Rodrigo Pacheco Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A candidatura do mineiro contou com o apoio de seis partidos: PSD (15), MDB (10), PT (9), PSB (4), PDT (3) e Rede (1). No primeiro mandato, Pacheco também foi apoiado pelo Planalto, mas, na ocasião, Jair Bolsonaro (PL) era o presidente.  

Rodrigo Pacheco teve o apoio de Lula na eleição do Senado Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação 

Discursos dos candidatos

Em seu discurso, Rodrigo Pacheco afirmou que o Senado não foi "negacionista" e aprovou medidas para viabilizar a vacinação da população contra Covid durante a pandemia.

Ele defendeu responsabilidade fiscal. Disse que serão desafios da nova gestão a aprovação de um arcabouço fiscal, em substituição ao teto de gastos, e da reforma tributária.

Para o presidente do Senado, deve haver uma "independência devida" em relação ao Poder Executivo e um parlamento submisso ao Planalto é um "Senado covarde". "Vamos legislar para se colocar limites aos poderes. Se há um problema em relação às decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF), legislemos quanto a isso. Vamos dar as mãos para que o país pacifique", declarou.

Marinho defendeu a democracia no discurso, mas, munido de uma fala bolsonarista, classificou que o Senado adotou postura "omissa" diante de decisões da Justiça.

Ele defendeu a alternância de poder como forma de "oxigenar a democracia" e questionou se a Presidência da Casa ficará "por dez anos" apenas com dois senadores. Marinho se referiu a Pacheco e seu antecessor, Davi Alcolumbre (União-AP).

O candidato do PL conseguiu manifestações públicas de apoio de senadores de partidos que, em tese, formaram aliança com presidente do Senado. Um dos motivos é a insatisfação em relação à distribuição dos cargos da Mesa Diretora e das comissões, feita por Alcolumbre, grande articulador da gestão Pacheco.

Por conta disso, Marinho chegou a prometer um "revezamento" no comando das comissões.

Trajetória

  • Rodrigo Pacheco tem 46 anos e nasceu em Porto Velho (RO), mas se mudou na infância para Minas Gerais, onde se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).
  • É advogado criminalista e fez parte da defesa de um ex-diretor do Banco Rural no julgamento do mensalão. Também ocupou cargos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • Em 2014, foi eleito deputado federal pelo MDB. Na Câmara, votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff; presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e esteve à frente do colegiado durante a análise de denúncias contra o ex-presidente Michel Temer (MDB);
  • Está no primeiro mandato como senador. Foi eleito presidente do Senado em 2021, com apoio de Davi Alcolumbre (União-AP), que o antecedeu no cargo;
  • Nas eleições de 2018, Rodrigo Pacheco declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 22,8 milhões em bens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES