Secretário Chico Lucas fala sobre novos rumos da Segurança Estadual

O secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, falou sobre novos concursos, integração das forças policiais e ampliação de projetos já vigentes

Secretário Chico Lucas fala sobre novos rumos da Segurança Estadual | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, concedeu entrevista, na manhã desta terça-feira (3), para falar sobre as expectativas e planos para a pasta. Na oportunidade, o secretário falou sobre novos concursos, integração das forças policiais e ampliação de projetos já vigentes.

O primeiro ponto que Chico Lucas abordou foi sobre as novas orientações que as forças de segurança irão tomar. Segundo o secretário, duas estruturas serão criadas para nortear e ampliar a segurança no Estado: a criação de uma superintendência de operações integradas, que visa à integração das forças estaduais; e a criação de uma diretoria da defesa social, fortalecendo frentes sociais como o Proerd e pelotão mirim; que atuarão em três linhas: a linha de gestão, uma linha de operações e uma linha de defesa social.

Secretário Chico Lucas fala sobre novos rumos da Segurança Estadual - Foto: Ascom

“Teremos três linhas na Secretaria da Segurança, uma linha de gestão com o delegado Jetan Pinheiro; teremos uma linha de operações com o delegado Zanatta e uma linha de defesa social com a tenente-coronel Elizete, que tem uma experiência no Proerd. Nós iremos trabalhar a questão dos direitos sociais junto com a Sasc e junto com o ministro Wellington Dias. Então, iremos reforçar o pelotão mirim, o Proerd e reforçar os trabalhos com esporte. Serão essas três linhas: gestão, operação e social para que a gente tenha uma resposta”, detalhou o secretário.

Outro ponto abordado foi a ampliação do efetivo policial piauiense, no momento mil homens estão recebendo o treinamento adequado para assumir seus postos, mais 500 postos estão em estudo para adentrar a academia ainda este ano. O secretário Chico Lucas reafirmou ainda que dentro desses quatro anos, a meta é formar quatro mil novos policiais para o efetivo, fechando ao todo oito mil homens na tropa.

“Nós iremos aumentar o efetivo policial, nós temos mil novos policiais fazendo curso de formação, são jovens homens e mulheres que em breve estarão na Polícia Militar e, posteriormente, mais 500. Atualmente temos cinco mil policiais, com o novo efetivo até o fim do governo serão adicionados mais quatro mil novos policiais que trazem mais oxigênio à Policia Militar”, contou.

Uma novidade será a criação de uma unidade de vídeo monitoramento, que agregará imagens tanto da força de segurança como da sociedade civil como os lojistas e condomínios e etc.

“Estamos estudando a possibilidade de ter centrais de vídeo monitoramento com a ideia de interagir com a sociedade onde iremos procurar os municípios, as centrais sindicais, o empresariado, os lojistas, os sindicatos dos condomínios porque a gente vai ter a estrutura na qual terão as pessoas analisando as imagens e cada um pode colocar a imagem dentro dessa central de monitoramento”, explicou.

O novo secretário finalizou falando a respeito da integração das forças tanto da região Nordeste como o Brasil. “O Consórcio Nordeste iniciou um processo de integração das forças diante da disputa federativa entre estados e união. Agora, o ministério da justiça irá abraçar essa integração dos estados, principalmente das inteligências. Nós temos que dividir a polícia na parte ostensiva, na parte de presença e na inteligência que produz informações que é o mais importante do ponto de vista no combate ao crime organizado. Então, todas as inteligências produzem informações que são compartilhadas”, salientou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES