STF manda bloquear contas de empresário envolvido em atos terroristas no DF

A defesa de Esdras diz que o empresário está nos Estados Unidos. Considerado foragido, ele teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes.

STF manda bloquear contas de empresário envolvido em atos terroristas no DF | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

BRASÍLIA, DF (UOL/FOLHAPRESS) - O empresário mineiro Esdras Jonatas dos Santos é alvo de inquérito da PF (Polícia Federal) por ter incitado outros apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a invadirem os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal), em 8 de janeiro.

"Deverão as instituições financeiras informarem sobre o efetivo bloqueio e fornecerem o extrato completo, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas", declara Alexandre de Moraes, ministro do STF

A defesa de Esdras diz que o empresário está nos Estados Unidos. Considerado foragido, ele teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, mas não foi localizado pela Polícia Civil em operação realizada na última quarta-feira (15).

STF manda bloquear contas de empresário envolvido em atos terroristas | Foto: ReproduçãoNo mesmo dia, o advogado Ramon dos Santos abandonou o caso. À reportagem, ele afirmou nesta quinta (23) que houve "quebra de confiança" com o cliente.

MANIFESTAÇÕES EM BELO HORIZONTE

Em janeiro deste ano, o corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, determinou o afastamento do juiz Wauner Machado, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte (MG), que havia autorizado o empresário a obstruir uma avenida pública para realizar atos contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Salomão apontou a prática de infrações disciplinares pelo magistrado, com uso do cargo para atos contra o Estado. "O ambiente conflagrado dos dias atuais, culminando com os atos terroristas ocorridos em 08/01/2023, não pode ser retroalimentado por decisões judiciais ilegítimas que atentam contra o próprio Estado Democrático de Direito", afirmou.

"Diante da consolidação dos indícios aqui apresentados, apontando a possível prática de graves infrações disciplinares por parte do magistrado, com a utilização do cargo para a prática de atos que favorecem os ataques ao Estado Democrático de Direito, determino, de forma excepcional e preventiva, seu afastamento imediato do exercício das funções jurisdicionais", afirmou o corregedor do CNJ

O juiz havia atendido a um mandado de segurança apresentado pelo empresário contra a Prefeitura de Belo Horizonte, em que autorizou a obstrução na Avenida Raja Gabaglia, de onde a Guarda Municipal havia retirado o acampamento golpista montado em frente à 4ª Região Militar do Exército.

A determinação do juiz de MG foi derrubada por Moraes. Em seu perfil no Twitter, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), agradeceu ao magistrado e afirmou que "o Estado Democrático de Direito é condição inegociável".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES