Teresa Britto propõe a criação de UPA para atendimento veterinário

A criação da UPA-Vet é uma questão de saúde pública, pois a maioria dos tutores são famílias de baixa renda

Teresa Brito | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-Vet) é a proposta do Indicativo de Projeto de Lei 19/2022 de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV). Ela pretende que o Estado instale uma dessas unidades em cada uma das regiões geográficas do Piauí, visando garantir o atendimento gratuito e todos os procedimentos imprescindíveis para a saúde dos animais.

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça, onde está sob a relatoria do deputado Gessivaldo Isaias (Republicanos).

Deputada Teresa Brito apresenta projeto para criação da UPA-Vet (Thiago Amaral)

“A UPA-Vet destina-se a prestar atendimento de urgência e emergência às populações de animais domésticos, oferecendo todos os equipamentos e tratamentos necessários para a saúde dos animais, incluindo vacinações, remédios, castração permanente, cirurgia e tratamento pós-cirúrgico”, explica a parlamentar, acrescentando que junto a ela deverá funcionar também a farmácia veterinária popular.

População de animais

Teresa Britto afirma que o Brasil é o segundo País no mundo com a maior população de animais, perdendo apenas para os Estados Unidos. “O número de famílias que criam cachorros já é maior que o de famílias que têm crianças. De cada 100 famílias no País, 44 criam cachorros, enquanto só 36 têm crianças. São 52 milhões de cães contra 45 milhões de crianças até 14 anos”, assegura.

Segundo ela, esses animais transmitem mais de 600 patógenos para os seres humanos, causando as mais diversas doenças, ditas zoonoses. A criação da UPA-Vet é uma questão de saúde pública, pois a maioria dos tutores são famílias de baixa renda, que não podem pagar o alto valor dos medicamentos veterinários, deixando seus animais doentes sofrerem sem o tratamento adequado, chegando a vir a óbito ou abandonando-os nas ruas nessas condições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES