Wellington Dias visita padre Lancellotti: “lutar contra a aporofobia”

Ministro do Desenvolvimento Social visitou Padre Júlio Lancellotti, que faz um trabalho de acolhimento junto a moradores de rua em São Paulo.

Padre Júlio e Wellington Dias | Reprodução/Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve nesta segunda-feira (20) com o padre Júlio Lancellotti, que faz um trabalho de acolhimento junto a moradores de rua em São Paulo.

O encontro, que ocorreu na paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, teve como objetivo a discussão de temas relacionados às necessidades da população em situação de rua, como moradia, proteção social e a garantia de documentação para acesso às políticas públicas.

Wellington Dias e Padre Júlio, em São Paulo | FOTO: Roberta Aline

"Quando o Padre Júlio fala, a gente para, escuta e aprende. Hoje tive a honra de fazer isso, em São Paulo, onde o Padre mantém seu projeto de cuidado com as pessoas mais vulneráveis, entre os vulneráveis. As que vivem em situação de rua.", iniciou Wellington Dias.

Ele informou que a visita o possibilitou entender mais sobre as demandas mais urgentes dessa população, que cresceu enormemente no Brasil nos últimos anos. 

Visita ao Padre Júlio Lancellotti, em São Paulo | FOTO: Roberta Aline

"São homens, mulheres e crianças que estão desamparados e que, por não terem endereço, muitas vezes ficam fora dos programas de Governo", acrescentou.

"Nosso compromisso é mudar isso. Vamos trabalhar junto às entidades e organizações para criar uma forte rede de assistência social que alcance essa população. Ao Padre Júlio, nosso abraço e reconhecimento pelo trabalho emocionante que ele faz em defesa do Brasil “invisível”. Unir esforços e lutar contra a aporofobia (discriminação contra os pobres) é o primeiro passo para o resgate de um Brasil que tem orgulho de ser feito por brasileiros. Todos eles, sem exceção.", declarou. 

Wellington Dias visita trabalho de Padre Júlio com moradores de rua |FOTO:Roberta Aline

Para o padre Júlio Lancellotti, que desde 1986 promove trabalhos sociais voltados às pessoas em situação de rua na capital paulista, o perfil dessa população mudou nos últimos anos e, por isso, são necessários novos métodos de coleta de dados. "É preciso reconhecer que essas pessoas são brasileiros e brasileiras", pontuou, reforçando a importância dos esforços conjuntos para combater a aversão às pessoas pobres.

Participaram do encontro os secretários nacionais de Assistência Social, André Quintão, e de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton.

Moradia para os sem-teto

Padre Júlio planeja lançar neste mês, juntamente com o Fundo Fica, o Programa Morar Primeiro, que vai disponibilizar moradia para 60 pessoas em situação de rua que viviam na região central de São Paulo (SP).

A Paróquia São Miguel Arcanjo, da qual Lancellotti é pároco, adquiriu três imóveis para acolher três famílias que viviam antes abaixo de um viaduto na zona leste da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES