Aniversário de Teresina: veja o antes e depois da cidade em 170 anos - 170 anos

Teresina é a primeira cidade planejada do Brasil e a única capital do Nordeste que não é banhada pelo mar. Veja como a cidade mudou ao longo dos anos! - 170 anos

Slide 1 de 19
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

170 anos

Teresina, capital do Piauí, é uma cidade repleta de especificidades. Considerada a mesopotâmia do Nordeste, a capital é a única do Nordeste que não é banhada pelo Oceano Atlântico, embora seja ladeada pelos Rios Parnaíba e Poti. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, foi a primeira capital planejada do Brasil, mais de 100 anos antes de Brasília. 

A transferência efetiva da capital da Província do Piauí de Oeiras para Teresina foi efetivada em 16 de agosto de 1852. Na época, todas as autoridades foram comunicadas do fato. A ideia era que Teresina integrasse o estado por meio do Rio Parnaíba com a navegabilidade, facilitando o comércio de produtos pelo porto de Parnaíba, no litoral, além do restante do estado.

O historiador Shi Takeshita explica o processo de formação da cidade. "O surgimento de Teresina como capital tem a ver com três questões que os presidentes de província do Piauí tinham que resolver: transferir a capital para uma localidade mais comunicável com o resto da província, mudar a localização da Vila do Poty que sofria todos os anos com enchentes e implementar a navegação do Rio Parnaíba", explica.

A escolha da Chapada do Corisco, ponto central do trecho mais navegável do rio, como local da Nova Vila do Poty, retirando-a do encontro do Poty com o Parnaíba,  foi uma escolha do preisdente Saraiva. "Ele buscava resolver a essas três questões numa só jogada. Escolhido o local em 1850, ele prometeu aos potienses fazer a mudança da capital de Oeiras para a nova vila e a concretizou em 21 de julho de 1852", acrescenta o historiador.

Uma cidade menina

Teresina é uma cidade jovem, mas que já nasceu previamente pensada do ponto de vista urbano e funcional. Isto é, nasceu planejada em um retângulo e nasceu para desempenhar a função de capital da província. "Ou seja, ela conheceu seu nascimento, algo incomum para as cidades coloniais que nasciam de forma espontânea. Infelizmente, Teresina conheceu todas as dificuldades de uma capital de uma província pobre como o Piauí: obras atrasaram, ruas demoraram para serem abertas e construídas, além dos problemas sanitários nas primeiras décadas", revela Takeshita.

Entretanto, nada disso fez a população, formada pela elite e a massa, perder as esperanças no futuro da cidade. "Tanto que uma década depois, Teresina já contava com 11.000 habitantes, em um local que era habitado por 49 pessoas. A cidade ainda tem dívidas com as camadas mais humildes e acredito que a utilização das infraestruturas urbanas pelas pessoas mais pobres seria o começo para resolver essas dívidas. Habitação, transportes, lazer, educação de qualidade, por exemplo. A prefeitura e vereadores têm que atentar para isto. Só assim, teremos teresinenses amando Teresina, se importando com o futuro da cidade e acreditando nas gerações que venham a surgir na nossa terra", considera o historiador.

Uma identidade para Teresina

Teresina é uma cidade que precisa amadurecer do ponto de vista histórico e cultural para se enxergar como ponto de encontro dos diversos cantos do Piauí. "A cidade nasceu para ser capital, mas ela não precisa se contentar apenas com isso. Quantas famílias das antigas vilas e cidades do estado e de estados vizinhos vieram para cá tentar melhorar de vida e contribuir para o crescimento da cidade? É preciso conhecer nossa história, nossa geografia, nossa literatura, nossos folclores, nossa arte e nossa arquitetura para nos identificar com a cidade. Não se ama o que não se conhece e não valorizamos o que não temos identificação", acrescenta Shi Takeshita.

Especial Aniversário de Teresina

Neste slide preparamos uma série de imagens que mostram como a cidade se transformou ao longo das décadas. As fotografias desta reportagem são de autoria da fotojornalista Raíssa Morais, além de imagens obtidas a partir de pesquisas. Este material também está disponível no Jornal Meio Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 19
SEÇÕES