11 perguntas e respostas sobre a varíola dos macacos - 7. Como é transmitida?

Respondemos às perguntas mais buscadas no Google sobre a monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. Veja aqui. - 7. Como é transmitida?

Slide 7 de 11
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

7. Como é transmitida?

Se, antes, a transmissão da doença ocorria pelo contato próximo com o animal infectado, hoje ela acontece pelo contato próximo com a pessoa infectada. Isso inclui:

contato com secreções respiratórias (ao falar, tossir ou espirrar);

contato com lesões que surgem na pele da pessoa com o vírus;

e contato com materiais de uso individual de alguém contaminado, como toalhas e roupas de cama.

Há ainda uma discussão entre os cientistas se a monkeypox seria ou não uma infecção sexualmente transmissível (IST). Independentemente da resposta, o uso da camisinha não protegeria, por exemplo, do contato com as lesões na pele fora da região íntima ou das secreções diretamente transmitidas pelo beijo. A relação sexual é, acima de tudo, uma forma de contato próximo com outra pessoa.

Nesse sentido, existem muitas divergências em relação à orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que homens que fazem sexo com outros homens reduzam o número de parceiros a fim de se proteger contra a monkeypox. Ainda que eles tenham sido quase 98% dos casos no início da disseminação da varíola dos macacos, a doença vem se espalhando cada vez mais por outros grupos.

É importante saber que qualquer pessoa pode se contaminar, seja pela relação sexual ou pelo contato próximo com alguém infectado.

   



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES