11 perguntas e respostas sobre a varíola dos macacos - 11. Como se prevenir?

Respondemos às perguntas mais buscadas no Google sobre a monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. Veja aqui. - 11. Como se prevenir?

Slide 11 de 11
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

11. Como se prevenir?

Para se prevenir da monkeypox, as recomendações são parecidas com as da covid-19: usar máscara e lavar bem as mãos com água e sabão. Também é preciso evitar contato próximo e não compartilhar roupas de cama e toalhas com pessoas com suspeita da doença.

Quanto à vacinação, concluiu-se que o imunizante utilizado nas campanhas de combate à varíola comum funciona também contra a monkeypox. Ainda que a população mundial tenha parado de se vacinar quando a varíola foi erradicada, em 1980, existem versões mais modernas do imunizante. Ele é eficaz quando aplicado de forma preventiva, mas também pode ser administrado em até quatro dias após a exposição ao vírus.

O problema é que a enorme demanda dificulta a produção de doses para todos os países. O Ministério da Saúde já encomendou 50 mil doses para o Brasil, reservadas a profissionais de saúde da linha de frente e pessoas do grupo de risco. 

Enquanto isso, caso acredite que tenha sido contaminado, procure um infectologista ou a unidade básica de saúde mais próxima. Se a sua queixa for minimizada, insista até conseguir o diagnóstico correto. Em isolamento, espere as feridas cicatrizarem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 11 de 11
SEÇÕES