6 exercícios físicos que aliviam a ansiedade

O Brasil é lider no ranking de países mais ansiosos

9,3% da população brasileira é ansiosa | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 18,6 milhões de brasileiros sofriam de ansiedade. O número representa cerca de 9,3% da população, e coloca o Brasil como líder do ranking de países mais ansiosos. Diversos especialistas e estudos apontam a importância dos treinos para a saúde mental. Considerado um fator predominante para aliviar a ansiedade, além de colaborar para a saúde do corpo, porque a prática eleva a produção de serotonina e endorfina no corpo, neurotransmissores responsáveis por aumentar a sensação de prazer e bem-estar.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial que mostrará algumas dicas e informações sobre os benefícios dos exercícios físicos para ansiedade, depressão e outras alterações de cunho psicológico e emocional.

Caminhada

A caminhada é um exercício simples, acessível e sem contraindicações que pode ser feito todos os dias – basta um tênis adequado e tempo. Segundo a Anxiety and Depression Association of America, uma associação norte-americana de pesquisa sobre ansiedade e depressão, uma caminhada de 10 minutos já é o suficiente para restaurar a calma e pode ser tão benéfica quanto uma caminhada de 45 minutos ou mais quando o assunto é reduzir o estresse. 

Corrida

Se o seu corpo permitir e você não tiver outras contraindicações (como problemas nos joelhos), correr é outra ótima opção para alívio desses sintomas. Se for ao ar livre, então, melhor ainda. Aqui, a principal dica é escolher uma rota segura – isto é, sem muitas subidas ou com vias esburacadas) e optar por tênis adequados para a prática. 

Treino HIIT

Se você não tem muito tempo, um treino HIIT pode fazer maravilhas pela sua ansiedade e sensação de estresse. Esses treinos, intensos e mais curtos, desafiam os seus músculos, a sua concentração e, claro, a sua coordenação. É por isso que ele é tão efetivo para quem precisa desestressar, já que exige toda a sua capacidade de concentração e foco, mesmo que por um breve período. Resultado: você sai da prática mais energizada e com a mente mais tranquila.  

Yoga

Por mais que o yoga seja uma prática de baixo impacto, ela exige concentração e, principalmente, uma diminuição do ritmo – de movimentos, da respiração e, por consequência, da mente. Existem, inclusive, posições que lidam diretamente com sensações de estresse e ansiedade, e os exercícios de respiração comumente incluídos nas práticas também aliviam os sintomas. 

Dança

Quer você coloque a sua música favorita para dançar na sala de casa, quer faça uma aula de dança energizante, dançar é um exercício divertido, que movimenta o corpo todo e, de quebra, alivia o estresse.

Exercício de Respiração Diafragmática

A Respiração Diafragmática é uma técnica para ser utilizada em momentos de tensão em qualquer local que estiver e com isso conseguir diminuir as sensações físicas que a ansiedade, tensão ou nervosismo pode causar, além de corrigir os pensamentos que naquele momento estão ativando vários sentimentos ruins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES