Adeus gripe! Saiba o que comer para turbinar sua imunidade

Uma alimentação balanceada e rica em alimentos e compostos bioativos fortalece o sistema imunológico

Alguns alimentos podem ajudar a fortalecer a imunidade e a combater gripes e resfriados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segredo para manter o sistema imunológico forte para prevenir doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram é levar um estilo de vida saudável. Nisso, uma alimentação  equilibrada é fundamental, com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais e a diminuição do consumo de comidas que são fontes de gordura, açúcar e conservantes ajuda bastante.

A especialista em nutrição clínica e esportiva, Tamara Ferreira, em entrevista à Revista ABM+Saúde, reforça que uma alimentação balanceada e rica em alimentos e compostos bioativos fortalece o sistema imunológico. “O sistema imunológico é o exército que nos protege de gripes, resfriados e infecções. E mesmo após a pandemia, eu considero importante que as pessoas continuem a se preocupar com a imunidade uma vez que ela nos protege contra diversos tipos de doenças e infecções”.

A profissional também indica os grupos de alimentos que favorecem a imunidade. A vitamina C é um deles e pode ser encontrada em laranja, limão, acerola, abacaxi, kiwi, pimentão, tomate, goiaba, caju e folhas verde escuras. O ácido fólico também é um bom aliado e pode ser encontrado em folhas verdes escuras como couve, agrião, espinafre, rúcula, brócolis, assim como lentilha, feijão, fígado e quiabo.

Alimentos ricos em zinco também devem ser priorizados: amendoim, castanha de caju, amêndoa, fígado, ostra e carne vermelha; em selênio: castanha do Pará, semente de abóbora, semente de girassol, carne, ovo, atum, feijão, queijo, aveia; ômega 3: semente de linhaça, semente de chia, atum, cavala, sardinha, castanha, nozes, amêndoas, azeite de oliva e vitamina D: Gema de ovo, atum, sardinha, fígado, cavala.

Hidratação e consumo de fibras

Também é necessário darmos atenção para a hidratação do corpo. Aumentar a ingestão de água deve ser uma regra. O consumo de fibras para o melhor funcionamento do intestino, que é um importante órgão do sistema imunológico, também deve ser prioridade. Sugestão de fibras: aveia, farelo de aveia, farinha de linhaça e farinha de chia.

Dentro do leque do estilo de vida saudável, também está presente a prática de atividade física regular, que, aliada a uma alimentação saudável, se constitui na melhor estratégia para manter o sistema natural de defesa do corpo sempre forte e eficiente. Evitar o cigarro e bebidas alcoólicas e manter o sono regulado também são aliados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES