Adoçantes artificiais podem prejudicar bactérias intestinais saudáveis ​​

Os substitutos do açúcar podem transformar nossas bactérias saudáveis em verdadeiros patógenos

refrigerante | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores do Reino Unido descobriram que os adoçantes artificiais podem transformar bactérias saudáveis no microbioma intestinal em micróbios nocivos e causar sérios problemas de saúde, como envenenamento do sangue.

O estudo investigou que substitutos do açúcar, como sacarina, sucralose e aspartame - encontrados em refrigerantes e alimentos processados - podem fazer com que bactérias benéficas nos intestinos, como E. coli ( Escherichia coli ) e E. faecalis ( Enterococcus faecalis ) se tornem prejudiciais e causem doenças.

Refrigerante contém adoçante artificial (Foto: divulgação)

Bactérias como E. faecalis são capazes de atravessar a parede intestinal e entrar na corrente sanguínea, o que pode levar a uma condição potencialmente fatal causada por envenenamento do sangue (septicemia) conhecida como sepse. Esses micróbios causadores de doenças também podem se acumular no fígado, nódulos linfáticos e baço, e causar várias outras infecções.

Os pesquisadores disseram que, com base em suas descobertas, publicadas no International Journal of Molecular Sciences , é importante entender mais sobre o impacto dos adoçantes na saúde.

“Nosso estudo é o primeiro a mostrar que alguns dos adoçantes mais comumente encontrados em alimentos e bebidas - sacarina, sucralose e aspartame - podem fazer bactérias intestinais normais e 'saudáveis' se tornarem patogênicas”, disse o Dr. Havovi Chichger, professor sênior de biomedicina ciências na Anglia Ruskin University (ARU).

“Essas mudanças patogênicas incluem maior formação de biofilmes e aumento da adesão e invasão de bactérias nas células intestinais humanas. Essas alterações podem fazer com que as bactérias do nosso intestino invadam e causem danos ao nosso intestino, o que pode estar relacionado a infecções, sepse e falência de múltiplos órgãos.

“Sabemos que o consumo excessivo de açúcar é um fator importante no desenvolvimento de doenças como obesidade e diabetes. Portanto, é importante que aumentemos nosso conhecimento sobre adoçantes e açúcares na dieta para entender melhor o impacto em nossa saúde ”.

Bactérias patogênicas podem invadir e matar células Caco-2 - células que revestem a parede do intestino. Os pesquisadores descobriram que uma quantidade de adoçantes equivalente a duas latas de refrigerante diet pode aumentar significativamente a capacidade de E. coli e E. faecalis se ligarem às células Caco-2.

Eles também descobriram que os adoçantes têm um efeito na formação de biofilmes - agrupamentos de bactérias que são mais propensos a secretar toxinas e menos sensíveis ao tratamento de resistência antimicrobiana, aumentando potencialmente o risco de doenças.

Os pesquisadores escreveram em seu artigo: “Visto que o consumo de adoçantes artificiais na dieta continua a aumentar, é vital entender como esse aditivo alimentar afeta a microbiota intestinal e como esses efeitos prejudiciais podem ser amenizados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES