Além dos tremores: conheça os sinais prematuros do Parkinson -  Rigidez e falta de equilíbrio

Essa doença neurodegenerativa começa a se manifestar antes do que os médicos pensavam - e os sintomas vão além dos tremores -  Rigidez e falta de equilíbrio

Slide 1 de 6
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Rigidez e falta de equilíbrio

Para funcionar com maestria, nosso cérebro depende de uma porção de mensageiros químicos. A dopamina é um deles. Entre outras funções, esse neurotransmissor está por trás da nossa capacidade de sentir prazer e participa da coordenação motora. Então imagine se as fábricas de dopamina param de funcionar. Ora, é isso o que acontece no Parkinson: os neurônios produtores da substância morrem. O processo é gradual e o cérebro vai perdendo a capacidade de orquestrar o corpo.

Ações corriqueiras como andar e pegar um objeto tornam-se complicadas. É como se o governo federal não tivesse o controle da situação e cada estado começasse a agir de maneira independente, sem coordenação" compara o neurocirurgião Manoel Jacobsen, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Essa desordem interna é acompanhada pela rigidez na musculatura das pernas e dos braços. E aí vem a perda de equilíbrio, que dá margem a quedas e fraturas.

Com informações da revista Veja Saúde



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 6
SEÇÕES