Alerta: casos de diabetes entre crianças aumentaram durante a pandemia

Estudos revelaram aumento nas taxas de hospitalização por diabetes tipo 2 entre jovens em 2020

Incidência de diabetes tipo 2 em crianças aumentou durante a pandemia da covid-19 | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois estudos, conduzidos nos EUA, descobriram que a incidência de diabetes tipo 2 em crianças aumentou durante a pandemia da covid-19. As pesquisas – uma de Washington, DC e a outra de Baton Rouge, Louisiana, foram apresentadas na 81ª Sessão Científica da American Diabetes Association (ADA), segundo o site de notícias médicas Medscape.

Ainda de acordo com o Medscape, ambos estudos revelaram aumento nas taxas de hospitalização por diabetes tipo 2 entre jovens em 2020, quando comparadas com as taxas de 2019. Os pesquisadores notaram também maior gravidade dos casos.

 Incidência de diabetes tipo 2 em crianças aumentou durante a pandemia da covid-19.

De acordo com informações da CNN, o outro estudo, realizado pelo Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, de Louisiana, notou que a taxa de internações de crianças por diabetes tipo 2 foi de 0,27% - ou 8 casos em 2.964 internações, no período entre março e dezembro de 2019. No mesmo período de 2020, a taxa saltou para 0,62% - 17 casos em 2.729 hospitalizações. 

O autor principal desse estudo, Dr. Daniel S. Hsia, disse ao Medscape:

 "A taxa de incidência de diabetes tipo 2 em crianças já estava aumentando antes da pandemia. Embora possa haver um breve nivelamento conforme as crianças forem recebendo assistência médica regular e voltando para a escola, eu acredito essas taxas continuarão a aumentar, especialmente considerando que as taxas de obesidade infantil não estão melhorando". A diabetes tipo 2 é o tipo mais comum e está associada à obesidade, dieta inadequada e falta de exercícios.

As crianças que receberam atendimento para diabetes tipo 2 em 2020 tiveram sintomas mais graves do que as admitidas em 2019, disse o Dr. Hsia. No ano passado, os jovens apresentaram maior nível de açúcar no sangue e sinais de desidratação - causada quando o corpo tenta se livrar do excesso de glicose ao urinar, segundo a CNN.

DIABETES TIPO 1

A Dra. Elaine Apperson, chefe da divisão de endocrinologia pediátrica da Prisma Health, na Carolina do Sul, disse à emissora local WSPA que a tendência de aumento de casos é preocupante.

 “De 2019 a 2020, vimos um aumento de 64% em nossos pacientes com diabetes de todos os tipos. Direi que nossos pacientes do tipo 1 também aumentaram dramaticamente”, constatou. Com a diabetes tipo 1, o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. Embora a diabetes não tenha cura, a doença pode ser controlada. 

BRASIL

Segundo a classe médica, é comum que pessoas que contraíram alguma infecção, não necessariamente a covid-19, passem a apresentar quadro de diabetes tipo1. Esse tipo ocorre devido a uma inflamação no corpo, e mesmo antes de a covid-19 existir, era comum que pessoas que apresentaram algum quadro infeccioso desenvolvessem a doença. Isso porque as infecções mexem na inflamação do corpo, o que muitas vezes acaba dificultando que o pâncreas produza insulina.

Há, no entanto, a possibilidade de que o novo coronavírus realmente aumente as chances de diabetes. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES