Alerta: comer doce em excesso pode causar danos à pele

Diabéticos costumam ser vítimas de lesões e infecções cutâneas. Dermatologista explica os motivos

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é novidade para ninguem que o excesso de açúcar está diretamente ligado a inúmeras doenças e problemas de saúde. Quem consome doces e carboidratos simples em excesso tem mais chances de desenvolver diabetes, obesidade e até mesmo câncer

No entanto, hoje o Brasil é o quarto país que mais consome a substância no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a entidade, a ingestão segura de açúcar – levando-se em conta uma dieta de 2 mil calorias – é entre 25g e 50g por dia. Porém, a média do brasileiro é de aproximadamente 80g diárias. Número muito maior do que a recomendação da OMS e que provoca um alerta para o país. Além de inúmeras complicações crônicas, o excesso de glicose também pode provocar prejuízos para a saúde da pele.

Doces podem desidratar o organismo  (Foto: Shutterstock) 

"Quando os níveis de glicose (açúcar) no sangue são elevados podem ocorrer danos na pele. Por isso que, nos diabéticos, o ressecamento ocorre com muita frequência. O corpo reage tentando eliminar o excesso de açúcar através da urina e quanto mais vezes a pessoa urinar, mais líquido ela perde, levando à desidratação e causando - entre outros sintomas - esse ressecamento", explica Adriana Vilarinho, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

Segundo a especialista, essa perda de líquidos, além de gerar um processo de desidratação corporal, também pode causar irritações na pele. Em casos mais graves, o quadro ainda pode provocar lesões descamativas e até rachaduras. Para evitar que isso ocorra, mesmo em pacientes diabéticos, a dermatologista recomenda os seguintes hábitos:

-Intensificar os cuidados com a pele nos dias mais frios;

-Atenção com os sistemas de aquecimento que retiram a umidade dos ambientes;

-Evitar exposição a ventos e banhos muito quentes;

-Uso de sabonetes e shampoos neutros;

-Um bom hidratante corporal, de preferência indicado pelo médico dermatologista.

"Tudo isso sem esquecer que o corpo precisa ser hidratado internamente, bebendo muita água", ressalta.

De acordo com a dermatologista, pessoas com diabetes também devem redobrar os cuidados e a atenção com possíveis infecções cutâneas, já que isso pode comprometer a saúde e ocasionar outros problemas.

"Manter a pele sempre limpa, seca e bem hidratada. Observar cuidadosamente toda a pele e o surgimento de qualquer anormalidade, também é regra de ouro para diabéticos, já que, muitas vezes, as lesões são pontos suscetíveis a bactérias que podem causar infecções", finaliza a Dra. Adriana Vilarinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES