Ameba 'comedora de cérebros' acende alerta em autoridades da saúde; entenda

A espécie Naegleria fowleri representa preocupação devido ao aumento da doença nos Estados Unidos

A ameba invade os nervos olfativos e migra para o cérebro, causando uma perigosa condição, chamada meningoencefalite amebiana primária | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado no Ohio Journal Of Public Health alerta para os riscos de uma “ameba comedora de cérebros”, que tem preocupado as autoridades de saúde pública dos estados do norte dos Estados Unidos. A espécie Naegleria fowleri representa preocupação devido ao aumento da doença. “O aumento da incidência dessa doença rara, mortal e muitas vezes mal diagnosticada nos estados do Norte causam preocupação de que a N. fowleri esteja se expandindo para o Norte devido às mudanças climáticas, representando uma ameaça maior à saúde humana em novas regiões onde a PAM [infecção cerebral] ainda não foi documentada”, dizem os autores.

O estudo descreve que, historicamente, os casos de N. fowleri nos Estados Unidos ocorrem nos estados do Sul. Contudo, dados recentes indicam uma incidência aumentada desde 2010 em estados do Norte, como Minnesota, Indiana e Missouri. A incidência de infecções são historicamente raras, tendo sido relatados 138 casos de inflamação cerebral no país de 1962 a 2015. Os pacientes eram predominantemente do sexo masculino (76%) e menores ou iguais a 18 anos de idade (83%).

Seguido de mudanças climáticas, existem aumentos consistentes nas temperaturas das águas superficiais, aumentando a probabilidade de que a N. fowleri represente uma ameaça maior à saúde humana em regiões com histórico de ocorrência e novas localidades. “Apesar de sua ocorrência rara, a gravidade da doença e os prognósticos ruins dos pacientes tornam o aumento da incidência em climas do Norte uma preocupação de saúde emergente”, alertam os especialistas.

Os pesquisadores enfatizam que o aumento da incidência em estados do Norte combinado à falta de preparo de profissionais de saúde pública pode atrasar o diagnóstico e o tratamento oportuno. “O aumento da incidência de N. fowleri em climas do Norte é apenas uma das muitas maneiras pelas quais a mudança climática ameaça a saúde humana e merece uma nova instrução dos profissionais de saúde. Os profissionais de saúde, especialmente aqueles que trabalham em climas do Norte, devem estar preparados para o aumento de doenças transmitidas pela água e por vetores, problemas de qualidade do ar, eventos climáticos extremos, impactos na produção de alimentos e mortes e doenças relacionadas à temperatura”, alertam.

A Naegleria fowleri é uma ameba de vida livre, comumente encontrada em todo o mundo em água doce quente (como lagos, rios e fontes termais) e no solo. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, é a única espécie de Naegleria conhecida por infectar pessoas. A ameba vive em habitats de água doce alimentando-se de bactérias.  No entanto, em casos raros, ela pode infectar humanos entrando pelo nariz durante atividades relacionadas à água. Uma vez no nariz, a ameba segue para o cérebro e causa uma infecção cerebral grave chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM), que geralmente é fatal, segundo o CDC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES