Aparência é importante! Saiba o que seu cocô pode revelar sobre sua saúde

A forma e a cor das fezes estão diretamente ligadas à nossa saúde intestinal

Saiba o que observar antes de dar descarga | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A forma e a cor das fezes e a frequência de idas ao banheiro estão diretamente ligadas à nossa saúde intestinal e podem ser utilizadas para diagnosticar problemas como síndrome do intestino irritável, má alimentação ou incontinência fecal, além de serem um parâmetro para acompanhar a recuperação de cirurgias intestinais. Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. 

O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar. Porém, pequenas variações são podem ser frequentes e podem acontecer sem indicar um problema, já que pode variar de acordo com os alimentos ingeridos. Para entender o que acontece dentro do organismo, o G1 ouviu três especialistas que explicam quatro pontos que devem ser considerados para avaliar a própria saúde.

1 - A alimentação

De acordo com Sérgio Alexandre Barrichello Júnior, endoscopista bariátrico, a evacuação está relacionada com a presença do bolo alimentar já digerido no intestino grosso. Ou seja, a qualidade e quantidade de alimento consumida influenciará o modo que a evacuação se dará. 

Para Murilo, especialista em modulação intestinal, tudo pode ser resumido em: Descasque mais e desembale menos. Ele afirma que quanto mais naturais os alimentos, melhor o funcionamento intestinal. "Ao serem metabolizados pela microbiota intestinal, vão dar saúde e vitalidade para as células do intestino que geram a movimentação intestinal."

A nutricionista Mayara Rocha ressalta a importância das fibras. "É importante fazer a ingestão associada ao consumo de água, porque elas, junto da água, fazem com que as fezes saiam com mais facilidade, porque o intestino fica mais lubrificado", explica.

As fibras são classificadas de duas maneiras:

As solúveis se dissolvem em água e ficam mais tempo no estômago, aumentando a sensação de saciedade e hidratando as fezes, facilitando a evacuação. São encontradas na aveia, na cevada, no bagaço de frutas cítricas e em leguminosas; 

As insolúveis não dissolvem na presença de água, gerando um aumento do volume das fezes e estimulando a movimentação do intestino, evitando a prisão de ventre. Elas estão nos cereais integrais, legumes, verduras e cascas de frutas.

2 - Digestão

Uma dieta rica em legumes e verduras proporciona um hábito intestinal mais regulado do que têm aqueles que comem bastante carne e alimentos ultraprocessados. Uma dieta rica em legumes e verduras proporciona um hábito intestinal mais regulado do que têm aqueles que comem bastante carne e alimentos ultraprocessados. Uma digestão ineficaz também se traduz em uma evacuação inadequada. Cada organismo é único e, portanto, tem os próprios desafios. 

Alguns nutrientes são mais difíceis de serem digeridos para algumas pessoas, causando constipação (intestino preso), diarreia ou gases. Se a dieta for composta de carnes vermelhas e alimentos que se putrefazer muito, vai criar muitos gases e muitas vezes o intestino não vai trabalhar direito. Já se for composta por fibras e legumes, frutas, e tiver uma quantidade de líquido adequada, será mais fácil.

3 - Evacuação

O corpo dá sinais por meio das fezes. Murilo dá um exemplo que os donos de animais de estimação vão entender bem: “Quando o cachorro faz cocô mole, a gente ja se preocupa com o que ele comeu de errado. Quando isso acontece com o próprio adulto, em vez de entender como um aviso para mudar a alimentação, a pessoa procura um remédio". Para avaliar se a consistência das fezes está adequada foi criada a Escala de Bristol, que leva em consideração fatores como o formato, a umidade e a cor. 

De acordo com o especialista em modulação intestinal, a cor das fezes, quando não relacionada a algum alimento, pode indicar outros problemas de saúde. Veja o que observar antes de dar apertar a descarga:

Fezes esbranquiçadas podem indicar problemas na vesícula biliar;

Fezes muito pretas podem indicar sangramento;

Fezes esverdeadas em crianças, especialmente durante a introdução alimentar, indicam Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV);

Fezes esverdeadas na fase adulta podem ser sinal de alguma parasitose;

Se é possível ver algum pedaço inteiro de alimento, há um problema de digestão.

4 - Probióticos e prebióticos

Probióticos são microrganismos vivos que auxiliam o funcionamento da microbiota intestinal. A nutricionista Mayara Rocha diz que eles são encontrados em alimentos como o leite fermentado, missô e kefir. Já os prebióticos ajudam na reprodução desses microrganismos. Entre os alimentos que auxiliam esse processo estão as fibras solúveis, presentes em alimentos como cebola, alho, banana e chicória.

Os probióticos agem melhorando a imunidade, fazendo com que o organismo seja mais tolerante a agentes que podem causar doenças e até mesmo alergias alimentares. Também são muito usados para tratar quadros persistentes de diarreia, principalmente após um período prolongado de uso de antibióticos, classe de remédios que destrói a microbiota intestinal. Já os prebióticos estimulam a reprodução dos probióticos, alimentando essas 'bactérias do bem' e facilitando a sua ação no organismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES