Atividade física em excesso pode favorecer envelhecimento precoce? Entenda

Especialistas explicam qual a relação entre a prática de atividade física e o envelhecimento da pele

Atividade física emq uantidade exagerada pode contribuir para o envelhecimento da pele | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É inquestionável a quantidade de benefícios que a prática de atividade física traz para a saúde e bem estar do corpo e da mente. Seja para perder peso, ganhar massa muscular ou manter o condicionamento físico, dentre outros, fazer exercícios físicos regularmente só tende a ajudar. Mas é preciso ter cuidado com o seu excesso, pois isso pode causar danos à saúde, incluindo a qualidade da pele.

O dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Abdo Salomão Jr., comenta sobre o assunto em entrevista ao Terra. "Para a pele, quando a atividade física é ao ar livre, ela pode trazer alguns malefícios, porque o raio ultravioleta é danoso para o tecido cutâneo e pode causar flacidez. E, dentro de uma academia, os gestos de dor e força fazem com que os músculos da face sejam contraídos, o que acelera o aparecimento de linhas de expressão e rugas, além de acentuar os vincos naturais e as rugas pé de galinha", afirma.

Por outro lado, quando praticados na quantidade correta, os exercícios físicos são benéficos para a saúde da pele, segundo a médica cirurgiã plástica, Beatriz Lassance. "Quando fazemos exercício, geramos radicais livres, mas isso estimula nossa defesa antioxidante. O exercício estimula a produção de antioxidantes", afirma.

A profissional também explicou porque fazer atividade física em quantidade exagerada pode trazer prejuízos à pele. "Agora, se o gasto de energia é alto demais, com um excessivo levantamento de peso, há um aumento gigantesco da produção de radicais livres e, sem defesa suficiente, chegamos ao estresse oxidativo. Isso danifica várias moléculas, entre elas, o colágeno e a elastina, aumentando a flacidez e piorando a qualidade da pele", diz.

Impacto do emagrecimento acelerado na pele

O emagrecimento acelerado, sem o consumo suficiente de calorias e de proteínas, também pode contribuir para acelerar o envelhecimento da pele. "Há uma perda natural de gordura no corpo todo, inclusive na face, o que acentua os vincos já existentes", diz Abdo Salomão Jr. "Com a diminuição do volume facial, temos mais pele sobrando e a sensação de flacidez e envelhecimento", lembra Beatriz Lassance, em entrevista ao Terra.

Quem pratica atividade física com frequência pode tomar algumas medidas para evitar o envelhecimento da pele. Uma delas é adequando pesos, aumentando-os de forma progressiva. Contar com a ajuda de um profissional de educação física pode ajudar. A dieta também deve estar relacionada a esse objetivo. Diante disso, o melhor a fazer é procurar um nutrólogo ou nutricionista para o consumo ideal de proteínas, gorduras de boa qualidade e sem esquecer dos carboidratos na quantidade exata, para dar energia ao corpo, segundo os médicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES