Aumentam amputações causadas pelo diabetes; saiba como prevenir - Sedentarismo e alimentação ruim

Para quem tem diabetes, não é só a glicemia que precisa de atenção. Os pés também exigem cuidados. - Sedentarismo e alimentação ruim

Slide 1 de 4
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sedentarismo e alimentação ruim

Nos últimos 10 anos, o número de pacientes com diabetes no Brasil aumentou cerca de 30%, de acordo com o Atlas do Diabetes de 2021. A explicação para esse aumento está nos hábitos de vida: o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos diagnósticos, tem uma ligação muito forte com o sobrepeso, o sedentarismo e a alimentação inadequada. Com informações do portal UOL.

“Com uma dieta baseada em alimentos industrializados, lanches rápidos e bebidas açucaradas, vem uma segunda onda que é a do diabetes. E essa onda já chegou”, alerta o dr. André Vianna, endocrinologista especializado em diabetes.

Aparentemente, a terceira também: a onda das complicações causadas pela doença. Em 2022, mais da metade das amputações de pés e pernas no país aconteceram em decorrência do diabetes, juntamente com aquelas causadas pela pressão alta e pela insuficiência renal crônica. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a média foi de três amputações a cada hora. 

O aumento dessas cirurgias, medida adotada em quadros já extremos, é resultado do chamado “pé diabético”.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 4
SEÇÕES