AVC na adolescência: quais os sintomas da doença que matou ator de 13 anos

Existem alguns sinais de risco e alerta aos quais é preciso ficar atento e, se percebidos, é preciso procurar um médico

AVC hemorrágico mata ator de 13 anos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ator e cantor Arthur Singer faleceu aos 13 anos de idade, na última quinta-feira (6), vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, segundo a família. Ele participou, no ano de 2021, do reality show musical "Canta Comigo Teen", na Record. O adolescente também atuou nos musicais "The Pilgrims" e "Matilda".

Mas, afinal, o que leva uma pessoa a ter um AVC na infância ou na adolescência? "Na infância e na adolescência, as principais causas são: cardiopatias congênitas, distúrbio da coagulação, trombofilias, malformações vasculares cerebrais, vasculites (inflamações dos vasos sistêmicos do cérebro), infecções agudas e crônicas, doenças genéticas, alguns tipos de tumores e anemia falciforme", afirma Alex Baeta, médico neurologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, em entrevista ao Terra.

No caso de Arthur Singer, sua mãe, Meire Adriane, afirma que, segundo os médicos que o atenderam, Arthur nasceu com uma má formação. "Má formação essa que nunca foi detectada porque o meu filho nunca reclamou de dor de cabeça e a gente só procura fazer uma tomografia, uma ressonância quando nós temos uma queixa. O meu filho nunca se queixou disso, mas, segundo os médicos, o meu filho teve uma má formação", disse ao Terra.

Existem alguns sinais de risco e alerta aos quais é preciso ficar atento e, se percebidos, é preciso procurar um médico. De acordo com Maurício Hoshino, neurologista e membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, em entrevista ao Terra, entre os sinais de alerta estão: paralisia de algum membro, boca torta, perda da fala, dor de cabeça súbita, principalmente com vômitos e alteração visual.

Segundo informações do Hospital Albert Einstein, o AVC Hemorrágico tem como principal característica o sangramento em uma parte do cérebro, causada pelo rompimento de um vaso sanguíneo. Na maioria dos casos, ocorre devido à hipertensão arterial ou a uma doença chamada angiopatia amilóide, em que as paredes das artérias cerebrais ficam mais frágeis e se rompem, causando o sangramento.

Em entrevista ao Terra, o neurologista do Hospital Sírio-Libanês, Eli Faria Evaristo, afirma  crianças e jovens têm um potencial de recuperação e resposta aos tratamentos muito bons. "O AVC aparece com um mal súbito. A maneira como o problema se apresenta, e se existe a possibilidade de ser tratado rapidamente, reduz o dano. São maiores as chances de recuperação."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES