BBBs com Covid-19: saiba o tempo ideal de isolamento em diferentes casos

Arthur, Jade e Linn testaram positivo para o coronavírus e precisaram adiar encontro com os outros participantes

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Big Brother Brasil 2022 começou na noite de ontem (17) e já é motivo de polêmica. Após um confinamento prévio no hotel, os brothers e sisters, finalmente, puderam se encontrar. Durante o dia, o grupo Pipoca entrou na casa e, no período da noite, foi a vez dos participantes do Camarote. No entanto, três BBBs com Covid-19 permaneceram isolados em seus quartos de hotel.

BBBs estão com Covid-19 (Foto: Divulgação/TV Globo)

São eles: Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada, todos do grupo Camarote. Durante a exibição do programa na TV Globo, eles apareceram em vídeos gravados afirmando que estão bem e sem nenhum sintoma grave. Segundo o site do jornal O Globo, os BBBs com Covid-19 devem entrar na casa já na próxima quinta-feira (20), prazo em que, no caso deles, se encerram os protocolos de segurança e isolamento de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Os BBBs com Covid-19, provavelmente, estão seguindo as novas orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde, no dia 10 de janeiro. A recomendação, que visa se adequar às novas condições da pandemia - principalmente após o avanço da variante Ômicron, reduziu o prazo mínimo de isolamento das pessoas infectadas de 10 para 5 dias.

Veja como ficou o novo protocolo:

5 dias - Para quem teve alguma suspeita de Covid-19 e, após cinco dias, não apresenta mais nenhum sintoma. Nesse caso, você pode aguardar até o sétimo dia, ou realizar um teste no quinto dia. Se der negativo, estará liberado do isolamento. Caso dê positivo, terá que aguardar até o décimo dia.

7 dias - Se chegar no sétimo dia sem nenhum sintoma, estará livre do isolamento, sem a necessidade de testar. Caso ainda apresente sintomas deverá aguardar os 10 dias.

10 dias - Quem chegar no décimo dia de infecção e não apresentar nenhum sintoma, também estará livre para sair do isolamento sem necessidade de testar.

Mais de 10 dias - Caso você ainda apresente sintomas, mesmo após 10 dias, deverá permanecer isolado até que a situação se normalize totalmente.

Qual o melhor teste para realizar?

O ideal, para quem apresenta algum tipo de sintoma respiratório, febre ou dor, é procurar uma orientação médica. Pode ser, inclusive, de maneira remota, através da telemedicina. Dessa forma, o profissional vai avaliar o seu caso e indicar o melhor teste e tratamento para as suas condições. No entanto, segundo o médico infectologista, Dr. Bernardo Almeida, o exame antígeno, na maioria dos casos, é o mais recomendado.

"Essa é a tendência para viabilizar a redução do período de isolamento de forma segura. Porém, o teste de PCR não é um exame adequado para isso, já que persiste positivo após o período de transmissibilidade. Os testes de antígeno podem ser utilizados para esse fim e já são usados no Reino Unido, por exemplo, onde após 7 dias, com 2 testes negativos, já é possível sair da quarentena", finaliza. A recomendação é que, em casos com sintomas, se aguarde 24h para realizar o teste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES