Bianca Andrade realiza rinoplastia secundária: saiba quando é necessário

O procedimento consiste em uma nova cirurgia plástica com o objetivo de corrigir problemas estéticos e funcionais

A empresária revelou que fez outra rinoplastia por não ter gostado do resultado da primeira operação, pela qual passou há 5 anos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A influenciadora digital e dona da grande marca de cosméticos Boca Rosa, Bianca Andrade, tirou o mês de abril para um período sabático. Não apenas isso, um mês para descanso após uma rotina de anos de trabalho intenso sem pausas. Para aproveitar o momento, a ex-BBB utilizou do período para cuidar da saúde. Em sua volta às redes sociais, a empresária revelou que fez outra rinoplastia por não ter gostado do resultado da primeira operação, pela qual passou há 5 anos. Além disso, em um relato, ela também afirmou que realizou um procedimento para a retirada das amígdalas.

O que seria a rinoplastia secundária?

Segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), a rinoplastia secundária consiste em uma nova cirurgia plástica com o objetivo de corrigir problemas estéticos e funcionais que permaneceram mesmo após o primeiro procedimento. Os fatores que podem levar um paciente a procurar pela rinoplastia secundária são diversos, sendo que um dos principais é a insatisfação com os resultados.

A rinoplastia revisional também é indicada quando a primeira operação causa um comprometimento estético ou funcional do nariz, como assimetrias, deformidades e diminuição da capacidade respiratória. Essas complicações podem ser causadas por descuidos do paciente no período pós-operatório, por questões de técnica cirúrgica ou pela cicatrização do paciente”, ressalta o médico.

Quando o procedimento é necessário?

Nem todas as pessoas que fazem rinoplastia terão que passar pelo procedimento novamente. Após realizá-la, é fundamental aguardar o término do longo período de cicatrização antes de verificar com o médico a possibilidade de uma segunda cirurgia. Afinal, durante esse tempo de recuperação, é possível que ocorram modificações tanto na aparência quanto nos aspectos funcionais do nariz. “No geral, recomendamos esperar em torno de 1 ano antes da realização da rinoplastia secundária”, enfatiza o cirurgião plástico.

Ainda segundo o especialista, a rinoplastia secundária, apesar de ser segura, tende a envolver uma complexidade maior, uma vez que as estruturas do nariz já foram alteradas previamente e há a formação de tecido de cicatrização e fibrose. “Inclusive, pode acontecer de o nariz não ter tecido suficiente sobrando para a realização de uma nova cirurgia, sendo preciso então o uso de cartilagens e enxertos retirados de outras áreas do corpo. Mas a complexidade da cirurgia vai depender de uma série de fatores, como a habilidade do cirurgião, o estado do nariz e suas estruturas, as mudanças desejadas e até mesmo a técnica aplicada na rinoplastia anterior”, revela.

“Por exemplo, um rinoplastia prévia que manipulou menos os tecidos do nariz tende a ser mais fácil do que uma cirurgia em que as estruturas foram mais alteradas ou mesmo ressecadas”, detalha. Considerando todos os desafios que podem envolver a rinoplastia secundária, fica evidente a importância de tomar todos os cuidados necessários para que a primeira seja bem-sucedida. Siga alguns conselhos:

  • Antes do procedimento, converse bastante com o seu cirurgião plástico e conte quais são as suas preferências.
  • Tenha expectativas realistas sobre o resultado e seja honesto consigo mesmo sobre o que deseja;
  • Tire todas as suas dúvidas a respeito do pré e pós-operatório.
  • Após a cirurgia, siga corretamente as orientações fornecidas pelo médico, a fim de evitar qualquer complicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES