Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Bolinhas brancas na garganta: Como tirar e evitar essas malcheirosas

São pequenas bolas esbraquiçadas que se desprendem da garganta com algum esforço ou involuntariamente pelo movimento bucal ou salivar

Presas nas amígdalas, essas bolinhas brancas podem ser bastante comuns. Causando mau cheiro, os Cáseos Amigdalianos, como são também conhecidos, são pequenas bolas esbraquiçadas que se desprendem da garganta com algum esforço ou involuntariamente pelo movimento bucal ou salivar. Com um odor forte, elas podem causar mau hálito e desconforto.

Segundo a Presidente da Associação Brasileira de Haliose, Dra. Cláudia Christianne Gobor, "Os cáseos amigdalianos são uma massinha que é resultado da mistura de microorganimos, células descamadas da mucosa bucal e resíduos alimentares. Ficam suspensos nas amígdalas e podem gerar mau cheiro na boca". Mesmo tendo duas amígdalas, os cáseos não necessariamente ficam presos nas duas, mas podem ser grandes ou pequenos, um ou vários.

Mesmo parecendo simples e sem perigo real, a especialista em halitose explica: "Os cáseos podem gerar muitos problemas bucais, como desconforto, inchaço, irritação local, sensação de algo parado na garganta, gosto ruim e alterações no paladar". Para se prevenir dessas desconfortáveis massinhas e do acúmulo de alimentos nas amígdalas, é importante tomar alguns cuidados, como:

Beber bastante água: A água ajuda na limpeza das criptas das amígdalas, evitando o acúmulo de resíduos nas mesmas;

ShutterstockShutterstock

Evitar alimentos que deixam a saliva viscosa: Chocolates, café e ácool são alguns que podem deixar a saliva viscosa. Segundo a Dra. Cláudia, "A saliva viscosa é a textura que a saliva adquire quando está com grande quantidade de mucina, que é uma substância que favorece a fixação de alimentos e restos celulares na boca. É importante evitar comer alguns alimentos, pois favorecem a permanência de acúmulos de resíduos que resultam no mau hálito";

Escovar os dentes: Já muito sabida, a escovação bucal é de extrema importância para uma boa qualidade de vida. "Escovar os dentes após cada refeição e passar o fio dental ao menos uma vez ao dia é uma questão básica de saúde e higiene. Escovando os dentes após cada refeição, você evitará acúmulos de alimentos nas amígdalas, diminuindo e muito as chances de ter amigdalite caseosa novamente", comenta a Doutora.

Ter uma boa saúde bucal é ter uma boa qualidade de vida. Poder comer livremente, falar sem vergonhas e se comunicar com outras pessoas sem maiores problemas é um bem que temos que zelar. As bolinhas brancas que podem surgir na garganta podem ser evitadas com alguns cuidados que te garantem não só a certeza de que não aparecerão mais, como também a melhora na sua saúde.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<