Brasileiros regridem na atenção com a saúde mental, revela pesquisa

Nos últimos dois anos, houve uma queda de 7 pontos percentuais no número de brasileiros que levam a saúde mental a sério

Cuidados com a saúde mental não devem ser negligenciados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo a saúde mental sendo um problema persistente em todo o país, a pandemia trouxe mais desafios. Até no final do ano passado, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), alertou que o Brasil estava enfrentando uma pandemia de saúde mental, impulsionada pelo isolamento social, pela perda de familiares para a COVID-19, pelo sentimento de medo do vírus e pela ansiedade causada devido à instabilidade nos empregos. 

E segundo dados recentes divulgados pela YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, 67,9% das pessoas no país dizem que a doença mental é uma condição real. Embora esse número possa parecer alto, ele representa um declínio em relação aos 69% que se sentiam da mesma forma em 2022; e o número do ano passado é ainda menor em comparação com o 74,5%, em 2021. Portanto, nos últimos dois anos, houve uma queda de 7 pontos percentuais no número de brasileiros que levam a saúde mental a sério.

Esse não é o único indicador de que há uma clara tendência à queda na atenção ao campo da saúde mental. Em 2021, 80,5% dos brasileiros disseram que era importante discutir problemas de saúde mental. Já em 2023, o percentual é de apenas 77,2%, uma queda de mais de três pontos percentuais. Uma leve retração também pode ser observada entre este ano e o anterior no número de pessoas que consideram que os estigmas em torno da saúde mental estão desaparecendo, depois de terem crescido entre 2021 e 2022.

Mulheres e adultos mais velhos levam a saúde mental a sério

De modo geral, as mulheres e os adultos mais velhos no Brasil estão mais propensos a levar a sério a questão da saúde mental. Em comparação com 73,2% dos homens, 81,1% das mulheres brasileiras dizem que é fundamental falar sobre essas questões. Existe um contraste semelhante na comparação entre as idades, com apenas 68,8% dos jovens de 18 a 24 anos acreditando que a saúde mental deve ser discutida, em contraste com 8 em cada 10 pessoas que ultrapassaram os 55 anos de idade.

Esses dois grupos também são os mais propensos a rejeitar o fato de que as doenças mentais não são tão graves quanto as doenças físicas: 80,5% das pessoas com mais de 55 anos e 72,7% das mulheres discordam dessa afirmação, estatisticamente mais alta do que a média nacional de 67,9%. Os homens e os brasileiros mais jovens, por outro lado, são estatisticamente mais propensos a desprezarem essas doenças em comparação com a média.

Os brasileiros do sexo masculino e os mais jovens também são os mais convencidos de que os estigmas em relação à saúde mental estão se desfazendo lentamente. “Isso pode ser explicado pelo fato de que as mulheres e os adultos mais velhos, aqueles que, na verdade, estão mais abertos a discutir seriamente essa questão, estão mais conscientes de como é difícil conversar sobre estas adversidades no Brasil”, comenta David Eastman, diretor-geral da YouGov América Latina. 

Saúde mental e saúde física

Os dados da YouGov revelam que também há uma ligação entre a saúde mental e a saúde física. Aqueles que não consideram a doença mental como algo sério são estatisticamente mais propensos a também dizer que não se alimentam ou se exercitam adequadamente, não cuidam do seu bem-estar como deveriam, vivem sem dormir muito e sofrem de ansiedade recorrente, (51%, 61,3%, 52,5% e 58%, respectivamente, contra 30,7%, 55,5%, 27,3% e 52% daqueles que a consideram uma doença real).

Existe até uma ligação entre a seriedade com que os brasileiros levam a saúde mental e algumas ações e atitudes que podem se tornar problemáticas e até prejudiciais. Aqueles que não acreditam que a doença mental seja real têm quase duas vezes mais chances de aceitarem serem compradores impulsivos do que aqueles que levam a questão a sério. Além disso, é três vezes mais provável que digam que bebem demais, duas vezes mais provável que manifestem que jogam demais e significativamente mais provável que afirmem que a publicidade afeta a sua imagem corporal.

“Essa relação é simples de explicar, pois os brasileiros que levam sua saúde mental a sério provavelmente estarão mais dispostos a procurarem ajuda médica profissional para tratar suas condições. E, ao fazer isso, ficam menos vulneráveis a outras ações e atitudes prejudiciais que podem afetar negativamente outros aspectos do seu bem-estar físico, mental e social”, finaliza David. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES