Bruxismo: 8 fatos importantes que você precisa conhecer sobre o transtorno - O nome é estranho, mas o problema é comum

Hábito de ranger ou travar os dentes causa dor, dificuldade para mastigar e até fratura dentária — e se tornou ainda mais comum durante a pandemia de Covid-19 - O nome é estranho, mas o problema é comum

Slide 1 de 9
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nome é estranho, mas o problema é comum

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população sofre com bruxismo, palavra que vem do grego e significa “ranger os dentes”. Na prática, porém, a condição não se resume ao que o nome sugere. O hábito involuntário de travar os dentes, como se estivesse sempre mordendo algo duro, também é considerado bruxismo — e os sintomas podem passar despercebidos.

Dor de cabeça persistente, dificuldade para mastigar e pontos dolorosos na nuca e nas têmporas são alguns sinais de que você talvez esteja exigindo demais dos músculos que auxiliam a mastigação. Se não tratado ou, pior, se for administrado incorretamente, o problema pode se agravar e aí, com o perdão do trocadilho, nenhum feitiço dá conta.

Saber identificar os sinais e receber o diagnóstico correto são os primeiros passos para lidar com o bruxismo. “Quanto mais tempo a pessoa conviver com a dor, mais dor vai ter. E quanto mais tempo tiver uma inflamação, maior o risco de ter desgaste da articulação”, explica o cirurgião buco-maxilo-facial Cristian Alexandre Correa, do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia.

Na visão Correa, quanto mais informações a população tiver, maior a chance de procurar um profissional e receber o tratamento adequado. Por isso, aqui vão mais alguns fatos que você precisa saber sobre bruxismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 9
SEÇÕES