Até o mês de junho de 2021 em São Luís, no Maranhão, foram registrados 653 casos de hepatites virais, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Diante disso, inicia, nesta segunda-feira (26), em todo o Maranhão, uma programação com o objetivo de incentivar a prevenção conscientização e vacinação contra esta doença.

Maranhão inicia programação para incentivar prevenção contra a hepatite viral (Foto: Divulgação/Maranhão)Maranhão inicia programação para incentivar prevenção contra a hepatite viral (Foto: Divulgação/Maranhão)

A programação vai até sexta-feira (30) e inclui rodas de conversa, distribuição de camisinhas, lubrificantes e materiais educativos, palestras, realização de testes rápidos, vacinação, blitzes educativas, atendimentos em Psicologia, dinâmicas, oficinas e capacitações.

As hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado. Para combater a doença, a Secretaria de Estado da Saúde, para além da campanha Julho Amarelo.

Na maioria das vezes, não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Somente com exames de sangue específicos é possível confirmar a doença. Quando apresentados, os sintomas são: febre, cansaço, fadiga, vômitos, pele e olhos marejados, urina escura e fezes claras.

O Estado, através do Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais da SES, também tem distribuído antirretrovirais, leite para crianças exposta ao HIV e medicamentos para as Hepatites Virais e capacitado profissionais de saúde dos municípios, além de realizado ações educativas de prevenção.

Campanha

Julho foi instituído o mês de combate às hepatites virais, a fim de chamar atenção e reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle da doença, uma inflamação do fígado. O dia 28 de julho é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Programação

26/07 às 14h30 – Oficina virtual de Atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT das Hepatites Virais

26 a 30/07, das 8h às 12h e das 14h às 18h – Ações nas Policlínicas do Estado de prevenção com testagem rápida e imunização

28/07 às 14h30 – Solenidade de Inauguração da Referência Estadual das Hepatites Virais e Dia D na Policlínica Diamante com testagem rápida e imunização

28/07 às 15h – Webinário Estadual “Contexto atual das Hepatites Virais no Maranhão”

30/07 às 8h às 16h – Ação na Sede da SES e Almere com testagem rápida e imunização

30/07 às 15h – Oficina virtual sobre Fluxo da Imunoglobulina e imunização para as hepatites