Campanha alerta para a prevenção às hepatites virais

Mais de 600 casos de hepatites virais são registrados em São Luís. Veja a programação da campanha “Julho Amarelo” preparada essa semana

hepatite | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até o mês de junho de 2021 em São Luís, no Maranhão, foram registrados 653 casos de hepatites virais, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Diante disso, inicia, nesta segunda-feira (26), em todo o Maranhão, uma programação com o objetivo de incentivar a prevenção conscientização e vacinação contra esta doença.

Maranhão inicia programação para incentivar prevenção contra a hepatite viral (Foto: Divulgação/Maranhão)

A programação vai até sexta-feira (30) e inclui rodas de conversa, distribuição de camisinhas, lubrificantes e materiais educativos, palestras, realização de testes rápidos, vacinação, blitzes educativas, atendimentos em Psicologia, dinâmicas, oficinas e capacitações.

As hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado. Para combater a doença, a Secretaria de Estado da Saúde, para além da campanha Julho Amarelo.

Na maioria das vezes, não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Somente com exames de sangue específicos é possível confirmar a doença. Quando apresentados, os sintomas são: febre, cansaço, fadiga, vômitos, pele e olhos marejados, urina escura e fezes claras.

O Estado, através do Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais da SES, também tem distribuído antirretrovirais, leite para crianças exposta ao HIV e medicamentos para as Hepatites Virais e capacitado profissionais de saúde dos municípios, além de realizado ações educativas de prevenção.

Campanha

Julho foi instituído o mês de combate às hepatites virais, a fim de chamar atenção e reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle da doença, uma inflamação do fígado. O dia 28 de julho é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Programação

26/07 às 14h30 – Oficina virtual de Atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT das Hepatites Virais

26 a 30/07, das 8h às 12h e das 14h às 18h – Ações nas Policlínicas do Estado de prevenção com testagem rápida e imunização

28/07 às 14h30 – Solenidade de Inauguração da Referência Estadual das Hepatites Virais e Dia D na Policlínica Diamante com testagem rápida e imunização

28/07 às 15h – Webinário Estadual “Contexto atual das Hepatites Virais no Maranhão”

30/07 às 8h às 16h – Ação na Sede da SES e Almere com testagem rápida e imunização

30/07 às 15h – Oficina virtual sobre Fluxo da Imunoglobulina e imunização para as hepatites



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES