Campanha alerta para a principal causa de morte do Brasil. Saiba qual é!

AVC volta a ser a principal causa de morte no Brasil e campanha alerta para a prevenção

Mais de 56 mil pessoas morreram em decorrência de AVC no primeiro semestre desse ano no Brasil | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) voltou a ser maior causa de mortalidade no Brasil em 2022, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil. Para conscientizar e mobilizar a comunidade, será lançada, nesta terça-feira (25), às 8h, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), a Semana de Combate ao AVC. A programação segue com atividades gratuitas em Teresina e será realizada pela Associação Reabilitar, em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Os dados mostram que, no primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas quemorreram de AVC em todo o Brasil, número acima das mortes por infarto (52.665) e Covid-19 (48.865). Além de a necessidade de chamar a atenção da população para os sinais de reconhecimento do AVC, as atividades da semana querem enfatizar os benefícios do acesso rápido a cuidados médicos de emergência, a fim de preservar a vida e diminuir as sequelas da doença.

Mais de 56 mil pessoas morreram em decorrência de AVC no primeiro semestre desse ano no Brasil 

“Os pacientes que tiveram um AVC precisam de atendimento médico o mais rápido possível. Por meio da conscientização das nossas crianças e dos demais públicos, queremos chegar a mais famílias para salvar vidas e reduzir as sequelas dos pacientes após um AVC”, destaca o presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Vale. Ele, que também é neurocirurgião, fundou o Projeto Pense Bem AVC, executado pela associação e que vai completar 16 anos de atividades preventivas em dezembro deste ano.

Presidente da Associação Reabilitar, Bejamim Vale 

PROGRAMAÇÃO 

A programação segue com palestras educativas em Unidades Básicas de Saúde de todas as regiões de Teresina, em parceria com o projeto Linhas de Cuidado em AVC, da Sesapi, e com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). As ações vão acontecer na quarta (26) e quinta-feira (27), nos bairros Cristo Rei, Vila Irmã Dulce, Santa Isabel, Planalto Uruguai, Todos os Santos, Alto da Ressurreição, Real Copagre e Santa Maria da Codipi. 

Ainda na quinta-feira (27), a atividade vai envolver o público infantil, por meio da divulgação do programa “Heróis Rápidos”, uma iniciativa premiada internacionalmente por educar crianças entre 5 a 10 anos, para que elas saibam rapidamente identificar quando um familiar ou qualquer pessoa da sua convivência for vítima de um AVC. A Escola Municipal Casa Meio Norte, que tem as maiores notas da capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), foi escolhida para a ser a pioneira, no Piauí, a receber o projeto. 

“Os professores da escola foram treinados para desenvolverem o projeto em cinco semanas, ao final, as crianças serão certificadas como como heróis rápidos (fast heroes). Uma vez por semana, nós estaremos na escola envolvendo professores, alunos, voluntários e acadêmicos de cursos de Saúde, com o objetivo de repassar informações de como identificar e o que fazer quando se presenciar alguém sendo vítima de AVC. É uma atividade de grande alcance social, voltada para as crianças, mas que pode fazer a diferença em muitas vidas”, completa a enfermeira Fabiana Gomes, coordenadora do Projeto Pense Bem AVC. 

Por causa do grande número de vítimas e para reforçar a prevenção, o dia 28 de outubro é lembrado como Dia Mundial de Combate ao AVC. As atividades dessa semana contam ainda com a parceria com da Rede Brasil AVC e do World Stroke Organization.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES