Câncer de testículo: sinais da doença e cuidados

O câncer de testículo corresponde a 5% dos tumores em homens, mas tem altas chances de cura, se diagnosticado precocemente

Câncer dos testículos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o mês de abril é o mês dos cuidados com o câncer de testículo?

Responsável por apenas 5% dos tumores em homens, o câncer de testículo precisa de atenção e cuidado, pois tem altas taxas de cura, se diagnosticado precocemente. Por isso, surgiu o Abril Lilás, visando aumentar a conscientização sobre os cuidados com a enfermidade.

Câncer de testículo (Foto: Gerry Images)

Thiago Castro, médico urologista do Hospital Anchieta de Brasília, acrescenta que o câncer de testículo é mais frequente em homens de 15 a 50 anos. "É preciso ter atenção, pois o sinal e sintoma mais comum é o aumento do volume testicular, ou aparecimento de um nódulo (caroço) no local", explica.

Ele ressalta que este nódulo pode ser confundido com orquiepididimites (inflamação dos testículos e dos epidídimos (canais localizados atrás dos testículos e que coletam e carregam o esperma), geralmente transmitidas sexualmente. Por isso, ele reforça a necessidade de se fazer o autoexame. "Esse é um hábito importante para o diagnóstico precoce desse tipo de câncer", pontua.

Além disso, o especialista ainda conta que o diagnóstico do câncer de testículo é feito pelo exame físico (palpação) pelo médico, da ultrassonografia e, também, da dosagem de marcadores tumorais no sangue.

Tratamento

Conforme Castro, em caso de forte suspeita, o urologista realiza o tratamento que é, na maioria das vezes, a retirada do testículo (orquiectomia). "Ele é enviado para anátomo-patológico, que confirma a doença. Depois, o paciente pode fazer quimio, radioterapia ou observação, a depender do estadiamento tumoral", relata.

Ele conclui: "devido à alta taxa de replicação celular o câncer de testículo responde muito bem a quimioterapia, com taxas de cura acima de 95%, mesmo em casos de doença metastática. Por isso, é de extrema importância fazer o autoexame e consultas periódicas ao médico especialista", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES