Câncer nos olhos pode causar cegueira ou metástase

O diagnóstico precoce ainda é a melhor chance de cura da doença

Retinoblastoma- doença corresponde a 3% dos cânceres infantis | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recentemente, a mídia nacional foi pega de surpresa com a informação de que a filha do apresentador Tiago Leifert, de apenas 1 ano, está com câncer nos olhos. A doença se chama Retinoblastoma, um tumor maligno originário das células da retina, que afeta, geralmente, crianças na faixa etária de 0 a 5 anos de vida. Se não diagnosticado precocemente, a doença pode levar à cegueira e, em casos mais graves, pode ser fatal.

 Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença corresponde a 3% dos cânceres infantis, com cerca de 400 casos por ano. Ainda de acordo com o órgão, a maioria dos casos decorre de mutações genéticas que podem ocorrer de forma esporádica.

 Retinoblastoma-  doença corresponde a 3% dos cânceres infantis

O primeiro sinal de alerta é o reflexo branco na pupila da criança quando exposta à luz do flash fotográfico.

 “O sinal de alerta mais comum é a “leucocoria“, que significa “pupila branca“. Trata-se do reflexo branco que aparece na pupila da criança quando uma luz mais forte é direcionada para o olho. Por exemplo, quando é usado o flash de uma câmera ou uma lanterna. Além desse sintoma, outros podem ser observados como estrabismo, vermelhidão ocular, fotofobia, movimentos desordenados e involuntários do globo ocular, dor ocular e baixa visual”, explica a oftalmologista especialista em Oncologia Ocular, Mônica Müller.

 

MUTAÇÃO GENÉTICA 

Esse tipo de tumor pode estar associado a alterações genéticas que podem ser hereditárias. “O retinoblastoma é um tumor decorrente de alterações genéticas, mutações, que ocorrem no DNA das células da retina, responsáveis por impedir a multiplicação desordenada dessas células. Pode ter origem hereditária, quando um dos pais possui o gene, mesmo sem manifestar a doença. Os tumores hereditários são mais agressivos e geralmente acometem os dois olhos da criança. Quando a mutação genética ocorre após a formação do bebê, de forma espontânea, temos os tumores classificados como esporádicos. Nesse caso, na maioria das vezes o tumor é unilateral, acometendo apenas um olho”, esclarece a médica.

 DIAGNÓSTICO PRECOCE 

Para o diagnóstico precoce do câncer nos olhos, os exames de rastreio no primeiro ano de vida são fundamentais. De acordo com a oftalmologista, é indicado o teste do olhinho nas primeiras 72 horas de vida do recém-nascido. “Esse exame de rastreio deve, preferencialmente, ser realizado sob dilatação pupilar, por um médico oftalmologista com treinamento adequado para detectar alterações sutis no exame”. A especialista destaca ainda que, nos primeiros seis meses, também é recomendado um mapeamento da retina em todas as crianças na primeira consulta ao oftalmologista. “É a única forma de detectar precocemente o problema”, alerta Mônica.

 Tratamento e outros tipos de câncer nos olhos

Por ser uma doença rara, o retinoblastoma, muitas vezes é diagnosticado tardiamente; provocando assim, consequências graves como a cegueira e até o óbito. “O mais importante a ser frisado é que, por se tratar de um câncer, ele pode causar metástases e levar a criança a óbito, se não tratado. Por isso, é muito importante disseminar essas informações para toda a população”, ressalta a médica.

 A especialista informa ainda que já existem várias formas de combater o tumor. “Dependendo do estágio do câncer, o tratamento varia, podendo ser realizada a quimioterapia sistêmica (venosa), a quimioterapia intra-arterial (quando o medicamento quimioterápico é depositado na artéria que nutre a retina, via cateterismo) ou a quimioterapia intra-vítrea ( quando a medicação é feita na cavidade vítrea do globo ocular). Além disso, os tratamentos locais como laser, radioterapia, crioterapia e cirurgias podem ser usados para combater os tumores”, reforça Mônica Muller.

 A oftalmologista  relata ainda que os olhos podem ser afetados por outros tipos de cânceres. “Em adultos, por exemplo, o tumor maligno intra-ocular mais comum é o melanoma de coroide, um câncer que afeta em, sua maioria, pessoas de raça branca, com cabelos loiros ou ruivos e olhos claros. Outros tipos de câncer ocular são os carcinomas espinocelulares, que acometem a superfície do olho e são mais prevalentes na região nordeste devido à exposição ao sol”, revela a médica, que frisa ainda que realizar consultas regularmente com o oftalmologista sempre será a melhor forma de cuidar da saúde dos olhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES