Chá emagrece? Especialista tira dúvidas sobre o tema

Alguns chás até são capazes de dar uma pequena ajuda na redução de medidas, pois têm efeito diurético, no entanto não fazem milagre

Ainda não há estudos que comprovem que esses chás realmente ofereçam resultados | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você está conectado à internet, provavelmente você já deve ter visto uma série de propagandas de chás que oferecem a promessa de emagrecimento ou até mesmo publicações de influenciadoras fitness que afirmam consumir esse tipo de bebida para ter a barriga dos sonhos. Conhecidos como chás "seca barriga", são fórmulas que mesclam sete ou mais ervas, vendidas com um preço bem mais alto do que aqueles chás comuns do dia a dia. Até que valeria o investimento se o resultado realmente fosse efetivo no combate aos quilinhos extras, mas, na prática, não é bem assim.

A verdade é que, além de essa ser uma informação para lá de ultrapassada, os chás merecem um reconhecimento muito maior do que serem lembrados apenas por seu efeito diurético e termogênico em alguns casos – o que, vale lembrar, não significa emagrecimento. Feitas com a infusão de folhas, flores, frutas e raízes de plantas, essas bebidas possuem infinitos benefícios para a saúde, agindo de dentro para fora do corpo.

Para esclarecer de uma vez por todas as informações acerca da relação entre os chás e o processo de emagrecimento, Nataniel Viuniski, médico nutrólogo e membro do Conselho Consultivo da Herbalife do Brasil, esclareceu as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Chá emagrece?

Alguns chás são ricos em substâncias que aceleram o metabolismo temporariamente, conhecido como efeito termogênico, como chá verde, chá preto, chá de gengibre, chá de canela, entre outros. “Eles contribuem para acelerar de forma moderada a queima de gordura e são levemente diuréticos, portanto, auxiliam na eliminação de líquidos retidos no organismo”, explica Viuniski. E continua: “Mas é importante destacar que o efeito sobre o peso corporal somente será obtido juntamente com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos”, pontua. Outro ponto positivo é que essas bebidas contribuem para o aumento no consumo de líquidos, apoiando na hidratação do nosso organismo.

Como consumir o chá termogênico?

O profissional afirma que, como a maioria dos chás termogênicos apresenta cafeína em sua composição, o ideal é consumir durante o dia, até cerca de 16h, para não impactar no seu sono. “Os intervalos entre as refeições são momentos estratégicos para inserir os chás termogênicos com o objetivo de dar uma turbinada na sua energia e disposição. Mas eles também podem ser ingeridos antes do exercício físico, contribuindo para um bom rendimento, uma vez que a cafeína pode ajudar a adiar a sensação de fadiga, mantendo o esportista em atividade por mais tempo”, explica o nutrólogo.

Quantas vezes ao dia é recomendado tomar bebidas com cafeína?

De acordo com Viuniski, há uma diferença na sensibilidade individual para a cafeína. Por esse motivo, pessoas mais sensíveis podem sentir algum desconforto com doses pequenas, enquanto outras podem ingerir maior quantidade sem problemas. De maneira geral, contudo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda a ingestão de até 400 mg de cafeína por dia, sendo até 200 mg por vez. Vale lembrar que é importante se atentar às recomendações do rótulo de cada produto e avaliar a quantidade de cafeína que cada bebida oferece por porção.

Quais outros benefícios os chás oferecem?

Segundo o médico nutrólogo, os chás verde e preto, por exemplo, contêm flavonoides e fitonutrientes ricos em antioxidantes. Estes, por sua vez, protegem as células contra as ações danosas dos radicais livres, ajudando a combater a inflamação no corpo, melhorando algumas funções cerebrais, como a atenção e a memória, e ajudando a prevenir as doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. “Outras ervas, como a camomila e a erva-doce, também possuem ação antioxidante, porém sem a cafeína, e assim ajudam a promover o relaxamento e a contribuir para um sono reparador, além de ajudar a melhorar o sistema digestivo.”

Existe contraindicações para o consumo de chás?

Por fim, o profissional ressalta que qualquer pessoa com sensibilidade à cafeína ou restrições devido a uma condição de saúde — como gestação, amamentação ou gastrite, por exemplo —, deve ajustar sua ingestão conforme as recomendações do médico ou nutricionista que a acompanha. Além disso, ele também relembra que a resposta e a tolerância à cafeína podem variar de uma pessoa para outra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES