mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Como ter uma vida saudável por meio da repetição de hábitos?

Em anos de nossas vidas, aprendemos a seguir uma rotina, repetindo ações, como acordar, banhar, tomar café, vestir e trabalhar.

Muitas pessoas se perguntam qual o melhor caminho a seguir para ter uma vida mais saudável e viver melhor. É fato que para atingir um estágio seguro, é fundamental manter constância nos hábitos saudáveis, seja com reeducação alimentar ou através da prática de atividades físicas. 

Em anos de nossas vidas, aprendemos a seguir uma rotina, repetindo ações, como acordar, banhar, tomar café, vestir, trabalhar, retornar para casa, jantar e, no dia seguinte, essas mesmas ações se repetem sucessivamente, ou seja, tais ações se configuram como hábitos, ditando a rotina do dia a dia.

Como posso ter uma vida saudável? (Foto: divulgação)Como posso ter uma vida saudável? (Foto: divulgação)

De acordo com a Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Programa Afine-se, Maria Silva, alguns hábitos, para que possam existir na prática, sobretudo, aqueles que proporcionam a saúde e o bem-estar, requer atitudes diferenciadas. “Os hábitos são construídos por meio da repetição e persistência. A mudança comportamental, ao almejar uma vida mais saudável, é fundamental. No emagrecimento saudável, por exemplo, a repetição de bons hábitos auxilia de forma mais educativa. Isso é o que diferencia uma dieta restrita, na qual, ao ser finalizada, você corre grandes riscos de adquirir uma compulsão alimentar e ganhar todos os quilos eliminados”, alerta. 

Especialistas explicam que, para ter sucesso ao criar uma nova rotina, é preciso compreender o que deseja alcançar. Ao falarmos de conquistar uma vida mais saudável, é necessário  abandonar tudo aquilo que atrapalha o seu processo e repetir, todos os dias, os bons hábitos, como se alimentar melhor, ter uma boa noite de sono, ingerir a quantidade de água adequada para o seu organismo, praticar exercícios físicos, relaxar, dentre outras práticas. 

Maria Silva explica que repetir esses hábitos de forma constante vai fortalecer ainda mais os objetivos e as chances de falhar serão pequenas. “É necessário romper com os velhos hábitos e persistir nas práticas saudáveis. Com o tempo, a pessoa tem muito mais segurança para manter o emagrecimento saudável, por exemplo. Trabalhamos com a técnica chama da REM. R de repetição, E de educação e M Monitoramento. Aliados, é muito mais fácil dar continuidade no processo, de forma completamente saudável e motivada”, afirma.

Aproximadamente 2 meses são fundamentais para transformar uma nova rotina em algo automático. É o que diz o estudo recente de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology. Segundo ele, para transformar um novo objetivo ou atividade em algo automático, de tal forma que não tenhamos a ter força de vontade, precisamos de 66 dias.

Sobre a transformação para atingir uma vida mais saudável, a Nutricionista Bianca Bayer explica a importância do equilíbrio e de mudanças feitas a partir de etapas. “Em um momento atual como o que estamos vivendo, mais do que nunca fica evidente a necessidade de cuidarmos da nossa saúde: física, mental e emocional. Por isso, precisamos olhar o cenário de forma ampla e encarar qualquer mudança como um novo estilo de vida realmente, uma mudança de hábitos. Esse é único caminho para a sustentabilidade de qualquer mudança”, afirma. 

Bianca Bayer reforça ainda a necessidade de persistência e foco. “Para que isso se concretize dia após dia, é necessário ter constância para repetir os novos hábitos diariamente. Sem radicalismos, porém, com disciplina. É através da repetição que eles irão se consolidar a longo prazo e, assim, vamos mudando a realidade da nossa qualidade de vida”, finaliza.

Confira 5 dicas para conquistar uma vida mais saudável:

1. Abandone hábitos ruins – Tenha em mente aquilo que você quer conquistar para, de fato, iniciar uma vida repleta de hábitos saudáveis. Para isso, deixa de lado tudo que atrapalha seus objetivo, tais como: beber álcool em excesso, fumar, ficar horas no celular, estar sedentária, dentre outras atitudes. 

2. Tenha paciência e foco – nada muda de uma hora para outra. Na conquista de uma vida saudável também não é diferente. Implemente aos poucos bons hábitos em sua nova rotina. Experimente acordar mais cedo, meditar, beber mais água, se exercitar (até mesmo em casa), comer mais frutas e menos industrializados.

3. Se alimente bem – Procure não pular as refeições. Todas possuem importância e faça troca inteligentes e saudáveis. Introduza mais comidas naturais. 

4. Durma bem – Segundo especialistas, o ideal é ter um sono regular de 7 a 8 horas.

5. Não vá pelo caminho mais fácil – Dietas restritivas só causam compulsão alimentar. Vá aos poucos e procure se manter no foco para que a mudança saudável venham e permaneça.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail