Confira as reações esperadas das vacinas contra a Covid-19 - Vacinas têm efeitos colaterais e isso é normal

Apesar de seguros, alguns imunizantes podem causar efeitos adversos. Veja os possíveis sintomas das vacinas mais avançadas contra a Covid-19 - Vacinas têm efeitos colaterais e isso é normal

Slide 1 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vacinas têm efeitos colaterais e isso é normal

Toda e qualquer vacina pode causar desconfortos. Como resposta aos componentes da injeção, o corpo às vezes dispara vermelhidão e inchaço no local da aplicação, tontura e até febre. Em casos muito raros, certos imunizantes desencadeiam efeitos colaterais graves. Porém, o risco disso é menor do que o de sofrer pra valer com a doença contra a qual as vacinas protegem. Esses efeitos variam de pessoa para pessoa — e de vacina para vacina.

“Existe uma heterogeneidade genética na população humana que resulta em indivíduos mais frágeis ou mais resistentes às reações das vacinas”, explica Rodrigo Pinheiro Araldi, doutor em biotecnologia e pesquisador associado do Laboratório de Genética do Instituto Butantan (SP), que já trabalhou com o desenvolvimento de imunizantes. “Algumas pessoas tomam medicamentos e não sentem nada, outras tomam e desenvolvem um efeito colateral. Acontece o mesmo com as vacinas”, completa.

Apesar disso, as vacinas contra a Covid-19 especificamente estão imersas em um contexto complexo: fake news que falam sobre alterações genéticas ou implantação de um chip rondam o imaginário popular. Nada disso faz sentido, diga-se de passagem.Ricardo Gazzinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia e pesquisador da Fiocruz e da UFMG, admite que as pesquisas atuais para as vacinas contra o coronavírus não tiveram tempo para detectar eventuais efeitos colaterais tardios. “Como há uma urgência pela aprovação, faz-se uma autorização emergencial e continua-se acompanhando o teste clínico e as pessoas vacinadas. Se houver algum problema sério, a distribuição será revista rapidamente”, completa o especialista.

Porém, não há motivo para pânico: nenhuma das vacinas testadas provocou reações fora do esperado. Além disso, incômodos eventualmente deflagrados por vacinas quase sempre surgem em alguns dias — e as pesquisas com os imunizantes contra a Covid-19 já acompanharam os voluntários por meses, sem identificar problemas graves.

“Até o momento, podemos afirmar que são vacinas seguras, sem efeitos adversos sérios”, afirma Gazzinelli.

Listamos a seguir as reações adversas que podem acompanhar as principais vacinas do momento contra o Sars-CoV-2.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 5
SEÇÕES