Confira dicas para evitar doenças vasculares durante a pandemia - Sedentarismo

Os casos de doenças vasculares nos pacientes mais jovens aumentaram durante o período de isolamento social - Sedentarismo

Slide 1 de 4
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sedentarismo

O sedentarismo e alteração dos hábitos alimentares são os principais fatores que contribuíram ao aumento da incidência de doenças vasculares nos pacientes mais jovens durante o período de isolamento social. Alertamos que a doença aterosclerótica e a trombose venosa profunda (TVP) são as principais patologias agravadas por estas mudanças no estilo de vida.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a incidência de TVP é de 60 casos a cada 100.000 pessoas de até 50 anos de idade. E, nesta mesma faixa etária, a incidência de trombose arterial, por aterosclerose, é de 1.000 casos em 100.000 pessoas. "Por isso, durante o período de isolamento social, é importante manter uma rotina saudável. É recomendada uma alimentação rica em fibras, com pouca gordura e sódio, evitar excesso de carboidratos e açúcares. Também é indicado beber bastante água, evitar bebidas alcoólicas e tabagismo", alerta Fernanda Federico, cirurgiã vascular da Clínica Leger .

Segundo a médica, a obesidade, o uso de anticoncepcionais, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e questões genéticas também são fatores que podem provocar o surgimento e o avanço das disfunções vasculares. "A necessidade de isolamento social fez também com que muitas pessoas deixassem de fazer o acompanhamento médico das patologias vasculares crônicas e, desta forma, aumentaram as complicações destas doenças", diz Fernanda Federico.

A seguir, três dicas importantes da cirurgiã vascular, na prevenção de doenças desta natureza durante o isolamento social na pandemia



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 4
SEÇÕES