Conheça 12 benefícios do maracujá que vão além do efeito calmante

Além de ser um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C

Maracujá | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Essa fruta, que é “a cara do verão” e é uma das mais produzidas no Brasil, repleta de benefícios. Além de ser um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção de nossa saúde mental e emocional.

Veja a seguir como as propriedades do maracujá proporcionam benefícios para saúde e boa forma.  Mesmo sabendo de todos os benefícios do maracujá, há de se ter em mente que ele ainda pode induzir a alguns efeitos colaterais ou sintomas de alergia em pessoas sensíveis a qualquer dos seus nutrientes.

Outro alerta importante é para os diabéticos. Uma vez que a maior parte das calorias desta fruta vêm de açúcares, pessoas com diabetes deve ter cuidado ao ingeri-la, ou pelo menos estar ciente de seus níveis de açúcar no sangue quando decidir comer maracujá.

Benefícios do maracujá para a saúde 

1. Prevenção e combate contra o câncer

Os antioxidantes presentes no maracujá agem eliminando os radicais livres, que são conhecidos por causarem mutação em células saudáveis, transformando-as em potenciais células cancerosas.

2. Suporte ao sistema imunológico

A vitamina C presente na fruta estimula a atividade das células brancas do sangue responsáveis pelo nosso sistema de defesa, protegendo-nos assim tanto de doenças comuns como resfriado, gripe e outras infecções e também de doenças mais graves.

3. Melhora a digestão

O maracujá tem alto teor de água, ideal para melhorar a digestão. Ele também estimula a digestão através de enzimas que aumentam a quantidade de sucos gástricos produzidos no estômago, por isso é conhecido por aliviar muitas doenças gástricas.

4. Aumento da hemoglobina no sangue

O maracujá contém uma quantidade elevada de ferro, cerca de 20% do total que precisamos diariamente. Ele também possui vitamina C, vital para a absorção de ferro no corpo. Uma combinação perfeita para manter os níveis ideais de ferro e hemoglobina no sangue.

5. Melhora a saúde dos olhos

Os benefícios do maracujá para a saúde dos olhos já foram provados. Ele contém uma grande quantidade de antioxidantes, como a vitamina A, a vitamina C e os flavonoides. Estes nutrientes protegem os olhos dos danos causados por radicais livres e cuidam das membranas e mucosas que o compõem.

6. Regula a pressão sanguínea

Devido ao alto teor de potássio e o baixo teor de sódio do maracujá, ele é um alimento altamente eficaz na proteção contra a pressão alta.

7. Ajuda a manter o bom humor

Tanto a fruta quanto a flor do maracujá contêm alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, e são responsáveis por mais benefícios do maracujá. Sua ingestão potencializa a manutenção do bom humor.

8. Alívio para a asma

A fruta possui propriedades antialérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias do maracujá. Os flavonoides do maracujá roxo são particularmente úteis para melhorar os sintomas de asma.

9. Melhora a saúde e a densidade dos ossos

O maracujá é uma fonte rica de minerais como o ferro, cobre, magnésio e o fósforo. Minerais importantes para benefícios do maracujá como aumentar a densidade mineral óssea e reforçar os ossos.

10. Age contra a insônia

Há um composto medicinal no maracujá que funciona como um sedativo. Este composto tem sido associado a uma redução da agitação, insônia, ansiedade e nervosismo, fatores que impedem uma boa noite de sono.

11. Melhora a circulação

A combinação do alto teor de ferro e cobre contidos no maracujá aliada às propriedades vasodilatadoras do potássio pode realmente impactar a composição do nosso sangue e todo o sistema circulatório.

12. Ajuda a manter as células do cólon saudáveis

As fibras solúveis encontradas na fruta limpam as toxinas que podem ser armazenadas no cólon, trazendo benefícios do maracujá como a regulação e facilitação dos movimentos do intestino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES