Conheça bebidas que são verdadeiras armas contra o colesterol alto

O colesterol alto pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral

O colesterol é um dos principais fatores para que o nosso organismo produza vitaminas e hormônios | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em busca de sucos ou chás que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue? Pois bem, você chegou ao lugar certo. O colesterol é um dos principais fatores para que o nosso organismo produza vitaminas e hormônios. Esse lipídio elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares em nosso país. Segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e mais de 380 mil morrem todos os anos em decorrência dessas enfermidades. 

Mas o que é colesterol bom e colesterol ruim?

Em nosso organismo existem dois tipos principais de colesterol: o LDL, conhecido popularmente como o “colesterol ruim”; e o HDL, o “colesterol bom”, pois é o responsável por proteger o coração de doenças. E um dos principais motivos do aumento do colesterol ruim em nosso sangue é o consumo de gorduras trans e saturadas por meio de uma dieta pouco saudável.

Alimentos ultraprocessados, de origem animal e derivados do leite costumam ter altas concentrações destas gorduras prejudiciais. Mas ao mesmo tempo em que a alimentação pode ser a vilã do colesterol, ela também pode ajudar a manter a saúde do nosso coração e regular os níveis de colesterol no sangue. A dieta é um dos principais fatores que contribuem para o colesterol alto, sendo a ingestão de alimentos gordurosos uma das causas mais comuns.

Mas, da mesma forma que certos alimentos e bebidas podem aumentar o colesterol ruim, outros podem diminuí-lo. Novas pesquisas revelam que algumas bebidas podem ter um papel importante na redução do colesterol, quando combinadas com uma dieta saudável e estilo de vida adequado. No entanto, é importante ressaltar que essas bebidas não são uma solução isolada, mas devem ser incluídas como parte de um plano geral de saúde.

Confira agora as bebidas que podem ajudar a combater o colesterol:

  • Chá verde

O chá verde é conhecido por suas propriedades benéficas à saúde, mas um estudo publicado no Nutrition Journal em 2020 revelou que ele também pode reduzir o colesterol ruim, conhecido como lipoproteína de baixa densidade. A pesquisa, que envolveu mais de 3.300 participantes em uma meta-análise de 31 estudos, concluiu que o consumo de chá verde reduz tanto o colesterol ruim quanto o colesterol total.

No entanto, não afeta o colesterol bom, chamado lipoproteína de alta densidade, nem os triglicerídeos. O acúmulo de colesterol ruim nas paredes dos vasos sanguíneos pode levar a problemas de saúde, tornando essa descoberta especialmente relevante.

  • Erva-mate

Além do chá verde, a erva-mate também mostrou-se eficaz na redução do colesterol ruim, de acordo com um estudo publicado na revista Nutricion Hospitalaria em 2019. A pesquisa envolveu 119 mulheres com excesso de peso e demonstrou que aqueles que combinaram o consumo de erva-mate com uma dieta saudável obtiveram os melhores resultados. No entanto, até mesmo aqueles que mantiveram sua dieta habitual experimentaram uma redução no colesterol. É importante ressaltar que o consumo de chá verde e erva-mate deve ser feito no horário adequado, de preferência pela manhã, pois essas bebidas são ricas em cafeína e podem atrapalhar o sono.

  • Chá de hibisco

O chá de hibisco, feito a partir das flores da planta hibisco, também demonstrou ter efeitos benéficos na redução dos lipídios sanguíneos. Um artigo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2009 revelou que o chá de hibisco é capaz de diminuir as gorduras no sangue em pessoas com diabetes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES