Conheça o sintoma súbito que pode aparecer uma semana antes do derrame

Saiba qual o sintoma súbito pode aparecer até uma semana antes de um derrame

Um dos sinais comuns que podem apontar para AIT é o delírio súbito | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a cada hora, 11 pessoas morrem por consequências de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) no país — em 2020, foram quase 100 mil óbitos decorrentes do derrame cerebral. Em alguns casos, os derrames podem acontecer sem que a pessoa perceba. No entanto, em diversas ocasiões começam a desencadear sintomas de alerta nos dias que antecedem o evento.

O delírio súbito é um dos sinais indicadores. Além disso, muitos pacientes apresentam sintomas de miniAVC até uma semana antes de um AVC grave. MiniAVC é um termo comum usado para descrever um ataque isquêmico transitório (AIT). Ele é desencadeado por uma interrupção temporária no suprimento de sangue para uma parte do cérebro.

Este problema de saúde apresenta sintomas semelhantes a um acidente vascular cerebral, mas dura apenas alguns minutos e não causa lesão cerebral. Um dos sinais comuns que podem apontar para AIT é o delírio súbito, de acordo com um estudo publicado na revista da Academia Americana de Neurologia. O delírio repentino ou a confusão podem deixar a pessoa incapaz de falar com clareza.

A pessoa também pode se sentir desorientada e ter dificuldade para prestar atenção ou lembrar das coisas. A equipe de pesquisa descobriu os sinais precoces examinando 2.416 participantes, que sofreram um derrame isquêmico.Em 549 pacientes, os AITs apareceram antes da emergência real e ocorreram na semana que levou ao AVC na maioria dos casos.

Segundo os autores do estudo, sabendo que os AITs são frequentemente um precursor de um derrame grave, a pessoa deve iniciar tratamentos eficazes para que se evite um derrame. “Este estudo indica que o momento de um TIA é crítico e os tratamentos mais eficazes devem ser iniciados horas depois de um TIA, a fim de evitar um ataque maior”.

Prevenção

Especialistas apontam que um médico deve avaliar paciente por paciente para analisar fatores de risco e implementar medidas para evitar problemas no futuro. Julio Peclat, presidente da SBACV, conta que a doença é de manifestação aguda ou subaguda, e o paciente percebe, em um primeiro momento, perda de força, dificuldade de fala e perda de visão súbita. É importante procurar atendimento médico o quanto antes — o tempo é essencial para evitar sequelas ou que o quadro evolua para óbito.

Entre os mais de 1 milhão de brasileiros que faleceram de AVC nos últimos 10 anos, cerca de 60% tinha menos de 80 anos. A maior parte dos casos aconteceu no Sudeste (432.179) e no Nordeste (284.050). O AVC é a segunda enfermidade que mais causa óbitos no Brasil, atrás apenas de doenças cardiovasculares. O documento da SBACV mostra ainda que, em 2021, quase 195 mil pessoas foram internadas no SUS para tratar a doença — cerca de 33 mil morreram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES