Conheça os riscos do uso indiscriminado de vitamina D

Muitos brasileiros começaram a consumir vitamina D sem acompanhamento médico e o resultados disso são danos à saúde

A vitamina D pode ser adquirida através da alimentação | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas pessoas passaram a usar vitamina D nos últimos anos, seja para fortalecer a imunidade, prevenir doenças como a Covid-19 ou melhorar o metabolismo. O problema é que muitos brasileiros começaram a consumir de maneira indiscriminada. O resultados disso são danos à saúde, como náusea, dores de cabeça e ainda comprometimento da função renal.

Segundo dados da Associação Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), a venda de suplementos de vitamina D teve uma alta significativa entre  2019 e 2022 no Brasil, chegando a praticamente dobrar. Para os especialistas, esse aumento desordenado é motivo de grande preocupação.

Pesquisas clínicas tem apontado com mais frequência os benefícios de se manter o equilíbrio das vitaminas e minerais no corpo para que o organismo passe a funcionar de forma mais harmônica e equilibrada. De acordo com o médico nutrólogo especialista em emagrecimento, Daniel Bratan, esta é a razão que levou ao aumento no consumo de vitamina D no país.

"Frente às informações e estudos divulgados as pessoas passaram a consumir as vitaminas sem auxílio médico, acreditando que o uso não acarreta problemas por se tratar somente de vitaminas. Outro ponto importante é que qualquer suplemento hoje pode ser comprado livremente, o que de certa forma incentiva a auto suplementação", afirma em entrevista ao Terra.

Daniel Bratan explica que o excesso de vitamina D é detectado raramente quais os pacientes já possuem alterações nos níveis de cálcio, função dos rins e principalmente quando a suplementação não tem o auxílio de um médico. "Nesses casos os pacientes podem vir a sofrer com náuseas, vômitos e mudança na função dos rins com elevação da creatinina", alerta.

Benefícios da vitamina D

Os benefícios da vitamina D para a saúde são muitos. Daniel, afirma que ela é a vitamina mais importante do nosso organismo e aponta as principais atribuições do nutriente: atua diretamente na prevenção de doenças cardiovasculares; regula a absorção de cálcio e fósforo; modula todo nosso sistema imunológico; reduz a incidência de osteoporose; auxilia no tratamento de doenças autoimunes e até na prevenção de neoplasias (câncer) e diminui sintomas relacionados à ansiedade e depressão.

O nutrólogo explica que o excesso de vitamina D acontece em casos raros nos quais os pacientes já possuem alterações nos níveis de cálcio, função dos rins e principalmente quando a suplementação não tem o auxílio de um médico. "Nesses casos os pacientes podem vir a sofrer com náuseas, vômitos e mudança na função dos rins com elevação da creatinina", alerta.

Como absorver o nutriente

A exposição ao sol é a principal forma de adquirir a vitamina D, no entanto, o horário mais indicado, que é o de meio dia, é também o mais perigoso para a pele. Diante disso, os alimentos também podem ser fontes de vitamina D: gema de ovos, sardinha, atum, óleo de salmão, tilápia, salmão, fígado de galinha e leite integral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES