Conheça os sinais do câncer de pulmão, um dos mais mortais do mundo

O câncer de pulmão é uma doença que se desenvolve nos tecidos do pulmão, geralmente em decorrência do tabagismo ou da exposição a substâncias tóxicas

O câncer de pulmão é um dos mais mortais em todo o mundo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Infelizmente, o Brasil perdeu uma de suas maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira. Rita Lee faleceu no início deste mês, aos 75 anos, em decorrência de complicações de um câncer de pulmão. A cantora foi diagnosticada com a doença em 2021 e vinha fazendo tratamentos para combatê-la. O câncer de pulmão que Rita foi diagnosticada, é uma doença que se desenvolve nos tecidos do pulmão, geralmente em decorrência do tabagismo ou da exposição a substâncias tóxicas.

De acordo com o médico pós-graduado em Medicina Ortomolecular, Vital Fernandes Araújo, câncer de pulmão é uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo. Infelizmente, muitos casos não são diagnosticados precocemente, o que dificulta o tratamento e pode levar a complicações graves. 

“É importante ressaltar que o câncer de pulmão está diretamente relacionado ao tabagismo, sendo que cerca de 85% dos casos são atribuídos ao consumo de cigarros. Portanto, é fundamental que as pessoas evitem o tabagismo e busquem um estilo de vida saudável para prevenir o desenvolvimento da doença”, afirma Vital.

Sintomas

O médico afirma que o câncer de pulmão é uma doença em que as células anormais crescem no tecido pulmonar. É uma das formas mais comuns de câncer em todo o mundo e é frequentemente associado ao tabagismo, embora existam outros fatores de risco, como exposição a produtos químicos, poluição do ar e histórico familiar. 

“Os sintomas do câncer de pulmão podem incluir tosse persistente, falta de ar, dor no peito, perda de peso inexplicável e tosse com sangue. O diagnóstico é geralmente feito por meio de uma combinação de exames de imagem, como tomografia computadorizada e radiografia, além de exames laboratoriais. O tratamento depende do tipo e estágio do câncer, mas pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo”, alerta o médico.

Complicações

Uma das complicações graves do câncer de pulmão é a metástase, ou seja, quando as células cancerígenas se espalham para outras partes do corpo. O câncer de pulmão pode se espalhar para os ossos, fígado, cérebro e outras áreas do corpo. A metástase pode tornar o tratamento do câncer de pulmão mais difícil, e é por isso que é importante detectar em seus estágios iniciais. Para pacientes com câncer avançado, o tratamento geralmente se concentra em aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, já que pode ser uma doença difícil de lidar, tanto para os pacientes quanto para seus entes queridos. “O apoio emocional e o acesso a recursos de cuidados paliativos podem ser importantes para ajudar a lidar com os efeitos físicos e emocionais do câncer de pulmão”, afirma o profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES