Conheça os super benefícios do boxe para mulheres

Antes vista como uma atividade mais masculina, as aulas de boxe têm ganhado cada vez mais adeptos entre o público feminino

A prática de boxe traz inúmeros benefícios para as mulheres | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes vista como uma atividade mais masculina, as aulas de boxe têm ganhado cada vez mais adeptos entre o público feminino, e as academias têm oferecido cada vez mais aulas nessa modalidade para esse tipo de público. As mulheres que escolhem o boxe o fazem pelo fato de que essa é uma excelente forma de tonificar o corpo e queimar calorias, além de ajudar a se livrar do estresse.

A head coach de Jab House, Sandra Bezerra, afirma que essa é uma atividade que traz inúmeras benefícios para elas. "O boxe, além de melhorar o humor e, consequentemente, o estresse físico e mental, atua como um grande aliado na perda de peso, já que é uma atividade que ativa diversos grupamentos musculares, além de realizar trabalhos de velocidade e potência, gerando um alto gasto calórico", explica. "Além disso, ele também atua na melhora do condicionamento físico geral e da autoestima da praticante, redução do estresse, tempo de reação, agilidade e na defesa pessoal", completa.

Bezerra fez uma lista com sete bons motivos para você iniciar a prática de boxe, mostrando os benefícios que essa prática pode proporcionar. O primeiro deles é a redução do estresse. "O boxe, além de ser uma excelente atividade física, também funciona como válvula de escape, reduzindo os hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol, e aumentando a endorfina, que é responsável pela sensação de bem estar", explica a especialista.

Benefícios estéticos

Além disso, tem a questão estética, já que o boxe contribui para um alto gasto calórico, por ser uma atividade intensa, ajudando na perda de peso. "O gasto calórico em um treino que une o boxe convencional ao treinamento funcional pode chegar a até 700 calorias, pois existem momentos nos quais realizamos trabalhos de velocidade e potência, gerando um alto gasto calórico", comenta Sandra. 

Além disso, ajuda a definir os músculos. "Treinando sequências de socos, saltos e deslocamentos, é natural que a musculatura se fortaleça, deixando o corpo feminino mais torneado e definido", afirma a profissional. O boxe trabalha muitos grupos musculares simultaneamente, durante a repetição de movimentos e golpes, como abdômen, braços, pernas.

Melhora o condicionamento físico geral

Outro grande motivo para a procura pelo boxe é o condicionamento físico que ele proporciona às mulheres. "O treino também melhora o desempenho cardiorrespiratório da praticante e, consequentemente, ajuda a melhorar também o seu condicionamento geral, tornando-a mais resistente", ressalta Bezerra, em entrevista ao Terra.

A prática de boxe também traz o aumento da autoestima. "Uma vez que o estresse diminui, é inevitável a sensação de autoestima elevada quando se pratica uma atividade que proporciona tantos benefícios físicos e psicológicos", reverbera a head coach. O esporte faz com quem as mulheres se sintam mais ativas, confiantes e seguras. Isso, por consequência, melhora a saúde e qualidade de vida das praticantes, o que contribui para uma autoestima elevada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES