Consumir água diretamente da torneira é seguro?

Geralmente sim e tem até vantagem

água | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você provavelmente já foi à casa de alguem e, ao pedir um copo de água ouviu: "Pega da torneira!". Se ao escutar isso você ficou com receio e só tomou água da torneira para não fazer desfeita, aqui vai uma boa notícia. Sim, em locais que contam com uma rede de água tratada, quase sempre é seguro consumir a bebida diretamente da torneira (claro que a filtrada é sempre melhor) e isso tem até uma vantagem em comparação a muitas águas minerais.

Segundo Erica Fernanda Gonçalves, nutricionista do Hospital 9 de Julho, o principal benefício da água de torneira é que ela contém níveis ideais de flúor, que desde a década de 1970 é aplicado obrigatoriamente no tratamento de água de municípios brasileiros com o objetivo de diminuir a incidência de problemas bucais na população. "A tática traz resultados positivos, pois o flúor ajuda na formação de uma camada mais resistente à ação dos ácidos da cavidade oral, deixando os dentes mais resistentes à formação de cáries", explica Daniela Yano, cirurgiã dentista pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Beber água da torneira é seguro? (Foto: reprodução)

Esse flúor é absorvido ao beber a água da torneira e ao comer alimentos preparados com ela. A substância não se perde nem mesmo se a água passar pelo processo de filtragem. Yano acrescenta que, assim como o cloro, o flúor adicionado à água, por ter efeito antimicrobiano e antienzimático, é capaz de eliminar e dificultar a proliferação de bactérias.

Ideal é filtrar a água

Embora as centrais de abastecimento públicas tratem a água para ficar potável antes de chegar às residências, existe o risco de que ela se contamine com resíduos químicos, micro-organismos e impurezas (areia, ferrugem, algas etc.) presentes em encanamentos e caixas d'águas mal cuidados. Portanto, tenha muita atenção ao estado de conservação e à limpeza desses locais e prefira sempre tomar água que passou por um filtro ou purificador. Sim, há diferença

O principal papel do filtro é eliminar resíduos que possam vir do encanamento ou da caixa d'água —alguns ainda contam com revestimentos que ajudam a acabar com micro-organismo, mas não são todos e esse tratamento pode deixar de funcionar com o tempo. Já os purificadores bloqueiam resíduos e contam com tecnologias (ozônio, raios UV) capazes de eliminar quase que completamente as bactérias. Outra maneira de acabar com micro-organismo é ferver a água. Nunca é demais lembrar que, além do cuidado com o encanamento e a correta limpeza da caixa de água (que deve ser feita a cada seis meses, no mínimo), para evitar contaminação é importante higienizar bem o copo, garrafinha etc.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES